Ciência da Computação - Na Real - Guia do Estudante

Ciência da Computação - Na Real - Guia do Estudante

Ciências Exatas e Informática

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Vídeo: Veja como é a rotina de um profissional de Ciência da Computação no Na Real

Teste profissonal: Ciência da Computação combina com você?


O dia a dia do cientista da computação envolve trabalho duro, a busca por soluções para problemas de diversas áreas das empresase a procura por novos conhecimentos. Esse profissional elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. "É um ramo abrangente. Pode se trabalhar com desenvolvimento de software e sistemas, administração de bancos de dados e gerência de redes", completa Andre Muraro, gerente de infraestrutura da empresa Locaweb."Normalmente esse profissional é o responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI), podendo ser tanto o analista do suporte, o programador do sistema ou o diretor de tecnologia." A rotina do profissional engloba desde tarefas operacionais,como atender, monitorar e programar, como também grandes trabalhos de pesquisas e projetos.Para dar certo nessa profissão, além de gostar muito de tecnologia, é preciso estar em dia comas atualizações de linguagem, de produtos e de equipamentos. "Entender que network é extremamente importante, aperfeiçoar-se no inglês e ser um verdadeiro geek, que é pessoa obcecada e apaixonada por tecnologia e eletrônica, também são fatores que ajudam a se destacar", ressalta. 




Saiba onde estudar Ciência da Computação

O mercado de trabalho

As oportunidades de emprego para os profissionais da área de tecnologia da informação estão muito boas. "Estimativas do Ministério da Ciência e Tecnologia indicam que existem, somente no Brasil, cerca de 20 mil postos de trabalho disponíveis", diz Roberto Cassio Araújo, coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Segundo ele, esse número poderá chegara 200 mil nos próximos anos, se forem mantidas as tendências atuais de formação de pessoal e expansão do mercado de trabalho. "Trata-se de uma tendência mundial", reforça Araújo. Em razão da alta demanda por pessoal qualificado, os estagiários que se destacam são contratados pelas empresas antes mesmo dês e formar. Graças à abrangência da formação, esse bacharel pode atuar em diversos segmentos do mercado – e os setores que atualmente mais oferecem vagas são os de desenvolvimento de software e de aplicações baseadas na internet, já que há carência de formados nessas áreas. Também existem boas chances de colocação em empresas de auditoria, de telecomunicações e do segmento financeiro, além de consultorias e empresas de informática, como Accenture e IBM,respectivamente. Nelas, o profissional trabalha principalmente com suporte, desenvolvimento de sistemas e implantação de novas tecnologias e softwares. Além disso, a expansão do uso de redes de computadores e de softwares nas áreas médica e educacional amplia o mercado de trabalho para o graduado.

O curso

O curso exige facilidade para raciocínios abstratos e para se envolver em verdadeiras maratonas de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Fique preparado para se envolver também em atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Entre as matérias optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. Para que o estudante possa gerenciar o próprio negócio, a maioria dos cursos inclui no currículo disciplinas de administração e empreendedorismo. A duração média do curso é de quatro anos. Na conclusão exige-se uma monografia.

Outro nome: Inform. de Gestão. 

O que você pode fazer

Banco de dadosCriar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação.Desenvolvimento de softwares e aplicativosElaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.Marketing e vendasDivulgar e vender softwares. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.SuporteAssessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores
Read More

Desktop da Positivo esbanja HD e memória

Desktop da Positivo esbanja HD e memória
Boa opção no custo/benefício, o Plus R477BT tem 4 GB de RAM e 750 GB de disco


Configuração decente para suprir as necessidades do dia-a-dia e precinho modesto. Isso é o que oferece o Positivo Plus R477BT, um desktop com bastante memória e disco rígido, além de um monitor de 18 polegadas incluso. O conjunto é vendido por 1.999 reais. Apesar da controladora de vídeo onboard, o modelo não passa vergonha nas tarefas básicas em casa e no escritório.





Se o que chama a atenção nesse micro é a configuração, então vamos a ela: o processador Core 2 Duo E7500, de 2,9 GHz, vem acompanhado por 4 GB de RAM e ignorantes 750 GB no disco rígido. Ele trabalha no padrão SATA II, com velocidade de 5.400 RPM. O drive óptico é um gravador de DVD, e o sistema operacional é o Windows 7 Home Basic de 32 bits. Esse desktopainda tem seis portas USB, interface de rede Fast Ethernet, entrada para modem e leitor para diversos formatos de cartão.

A grande falha dessa máquina foi a escolha equivocada de umaplaca de vídeo fraca, a Intel GMA 3100, com 192 MB de memória compartilhada. Para se ter uma ideia, o desktop marcou apenas 353 pontos no 3DMark06, responsável por medir o desempenho com gráficos em terceira dimensão. Mas no PCMark05, que avalia a performance geral, o Positivo Plus R477BT se saiu bem melhor e atingiu 5.495 pontos.

Como item adicional, o desktop entrega um par de caixas de som. Nos testes do INFOLAB, percebemos muita distorção no áudio. Os graves também incomodaram bastante. O pacote traz ainda um teclado no padrão ABNT2 e um mouse óptico. O design dessePositivo é simplório, com o gabinete todo em cinza escuro fosco. Um painel transparente removível permite que, com a ajuda de um software, o usuário produza folhas desenhadas e decore o PC. Uma alça embutida facilita o transporte.


Read More

Desktop Itautec promove jogatina em 3D

Desktop Itautec promove jogatina em 3D
Modelo ST 4261 vem com óculos da NVIDIA, placa de vídeo e monitor especiais



Jogar em 3D é uma beleza. O duro é ficar matutando sobre cada componente na hora de montar um computador capaz de rodar os títulos que saltam pela tela. O desktop Itautec ST 4261 resolve essa parada, pois traz um conjunto preparado para trabalhar com os óculos 3D Vision, da NVIDIA, sem engasgar. Em nossos testes, a placa de vídeo e o monitor tiveram performance de sobra para games pesados em terceira dimensão. E o restante da configuração também aguentou o tranco. Mas tudo isso tem um preço: 3.999 reais.





O adaptador gráfico escolhido para o micro foi o GeForce GTS 250, com 1 GB de memória dedicada. Quanto ao monitor, não houve opção, pois o único disponível no Brasil que apresenta compatibilidade com o sistema da NVIDIA é o Samsung 2233RZ, com taxa de atualização de 120 Hz e 22 polegadas - só esse display custa 800 reais, quando vendido separadamente. Já os óculos saem por 700 reais. O bom pacote de acessórios explica o preço acima da média para um PC dessa configuração.





Para o exigente público gamer, a lista de componentes não chega a impressionar. Ele usa o processador Core 2 Duo E7500, de 2,9 GHz. Sua placa-mãe é uma Gigabyte GA-Q35M-S2. Para completar, a memória é de 4 GB, com freqüência de 800 MHz, e o disco rígido é de 320 GB. A unidade testada pelo INFOLAB veio com Windows Vista Home Premium. O visual também não tem nada de chamativo – o gabinete ATX tem cara de escritório, na cor preta brilhante. 




Desempenho para o gasto



Durante os testes com benchmarks, o computador fez 5.196 pontos no exigente PCMark Vantage, um resultado apenas dentro da média para a categoria de modelos intermediários para games. O mesmo vale para o 3DMark Vantage, que mede o desempenho do conjunto com gráficos em terceira dimensão. OItautec ST 4261 marcou 5.001 pontos. No Índice de Experiência do Vista, ele ganhou nota 5,1. O gargalo do sistema é o processador, um modelo já ultrapassado para máquinas de jogos.

Dá para fazer upgrade? Pelo espaço no gabinete e pelos slots disponíveis na placa-mãe, sim. É possível colocar dois pentes de memória, sem remover os já instalados. Outros quatro slots SATA estão desocupados, podendo ser preenchidos com HDs ou drives ópticos. Duas entradas PCI estão livres, mas a placa de vídeo fica sobre elas. Já a PCI Express pode ser utilizada. A fonte que acompanha o conjunto é de 550 watts.

Os demais periféricos poderiam ser mais caprichados. Teclado e mouse têm fio e são comuns, sem botões adicionais para ativar funções multimídia, por exemplo. No quesito conectividade, a máquina também merecia mais opções. São oito portas USB, sendo duas na parte da frente, saídas de vídeo DVI e D-Sub, conexão de rede Gigabit Ethernet e leitor de cartões de quatro tipos. Ficaram faltando HDMI, e-SATA, Wi-Fi e Bluetooth.


Imagens









Read More

PhotoFiltre

PhotoFiltre

Faça ajustes rápidos nas fotos com o PhotoFiltre

Programa é opção prática para quem não precisa de recursos avançados de edição


Se você quer um programa gratuito para mexer em fotos e dispensa os recursos de edição em camadas, o aplicativo francêsPhotoFiltre pode ser uma solução. Ele faz ajustes de cores, recortes, brilho e contraste, além de efeitos artísticos variados, pelos inúmeros filtros que tem. O legal é que, para as funções básicas, ele é bem intuitivo de se usar.


O software ainda conta com funções para aplicar efeitos a lotes de imagens e para gerar ícones a partir de fotos. A interface também merece destaque, com boa disposição de botões para acesso rápido aos principais efeitos visuais.

PhotoFiltre traz suporte a plug-ins, com uma boa seleção no site do fabricante. Há, por exemplo, um assistente para eliminar olhos vermelhos de fotos, outro para a criação de GIFs animados e um utilitário para capturar telas com o editor de imagens.

Baixe o PhotoFiltre 6.1 no Download INFO.
Read More

Faça ajustes rápidos nas fotos com o PhotoFiltre

Programa é opção prática para quem não precisa de recursos avançados de edição


Se você quer um programa gratuito para mexer em fotos e dispensa os recursos de edição em camadas, o aplicativo francêsPhotoFiltre pode ser uma solução. Ele faz ajustes de cores, recortes, brilho e contraste, além de efeitos artísticos variados, pelos inúmeros filtros que tem. O legal é que, para as funções básicas, ele é bem intuitivo de se usar.


O software ainda conta com funções para aplicar efeitos a lotes de imagens e para gerar ícones a partir de fotos. A interface também merece destaque, com boa disposição de botões para acesso rápido aos principais efeitos visuais.

PhotoFiltre traz suporte a plug-ins, com uma boa seleção no site do fabricante. Há, por exemplo, um assistente para eliminar olhos vermelhos de fotos, outro para a criação de GIFs animados e um utilitário para capturar telas com o editor de imagens.

Baixe o PhotoFiltre 6.1 no Download INFO.
Read More

IrfanView

IrfanView

Com o IrfanView, editar fotos é moleza

Leve e fácil de usar, o programa é uma boa para fazer pequenas edições de imagem



Com tantos editores de imagemdisponíveis para download, oIrfanView mantém seu pedaço neste mercado graças a uma característica muito particular: ele é leve e simples de usar. Se o seu PC não é dos mais velozes, o IrfanView funciona na boa, abre todos os formatos importantes de fotos e permite cortá-las, redimensioná-las e editá-las.

Uma de suas funções mais interessantes é o recurso de thumbnail. Ao pressionar Control T, você vê uma lista de todas as imagens que existem em determinado diretório. Daí, é só clicar em sua preferida para ampliá-la. Como o programa não é pesado, gera thumbs leves que carregam rápido.

Outro recurso bacana é pressionar enter sobre uma foto aberta. A imagem passa a tomar a tela toda e você pode navegar para outras imagens apenas pressionando Page Up e Page Down.

IrfanView começou como um visualizador de imagens estáticas pequeno e simples, mas compatível com praticamente todos os formatos de arquivos usuais. Se já era ideal para vasculhar aquelas pastas entupidas de figuras, virou uma solução completa para os olhos e os ouvidos.


Além de GIFs, JPEGs, BMPs, PCXs e PNGs de sempre, oIrfanView consegue visualizar até os formatos mais obscuros de bitmaps, mostrar as superproduções do webmaster em CorelDraw e Photoshop, rodar vídeos em AVI e MPEG, animações em Shockwave e Flash, áudios em MP3 e Ogg Vorbis, e muito mais.

O programa funciona em conjunto com seu scanner favorito, permite fazer alguns ajustes nas imagens (mas não espere nenhum mega-pacote gráfico) e fazer conversões em lote de um formato para outro. Acha pouco? O programador Irfan Skiljan ainda estende a funcionalidade do IrfanView com uma série de plugins que podem ser obtidos em seu site. Lá também é possível baixar os pacotes de tradução para deixar os menus do programa em português.

Um dos plugins mais legais é o que permite salvar imagens para internet (save for web). O recurso otimiza a fotografia do ponto de vista do tamanho do arquivo, tornando-o ideal para publicar em sites e blogs.


Read More

ImgBurn

ImgBurn

Queime DVDs direto do pen drive com o ImgBurn

Aplicativo roda na memória flash e queima discos de um jeito simples na hora do aperto


Depois de baixar um vídeo ou imagem de disco na casa de um amigo, é hora de colocar tudo isso em um CD ou DVD, certo? Mas cadê o programa de gravação (sim, existe quem use só o recurso nativo do Windows para queimar discos)?

Nessa hora, ter o programinha ImgBurn no pen drive pode ser a salvação. Ele grava arquivos soltos ou imagens de disco (em formatos comuns, como BIN, ISO e NRG), com opções de verificação do conteúdo e usando os sistemas de arquivos ISO e UDF.

O programa também faz cópias completas de discos e cria imagens deles no seu HD, para que você possa gravar depois. Ele também serve para testar a qualidade de leitura daquela mídia que parece não dar mais para o gasto.

Apesar de não ter uma interface muito intuitiva (uma dica: use o menu Mode para alternar entre as funções do programa), o ImgBurn é tão versátil que vale a pena perder algum tempo aprendendo a usá-lo. O software está em inglês e ocupa apenas 2 MB no pen drive.

Baixe o ImgBurn no Download INFO.
Read More

TrueCrypt

TrueCrypt

Proteja os arquivos do pen drive com o TrueCrypt

Aplicativo criptografa documentos e permite criar duas senhas, para aumentar a segurança
Além de ser um dos melhores programas de criptografia na atualidade, o TrueCrypt é livre e ainda pode rodar diretamente de um pen drive, sem nenhuma perda de funcionalidade. Seu funcionamento é simples: rapidamente ele gera um arquivo criptografado que pode ser montado como um disco virtual.


O programa tem criptografia em vários padrões, com chave de até 544 bits. Para o padrão AES (Advanced Encryption Standard), um dos mais seguros, a chave é de 256 bits. Depois de feita a encriptação, só é possível acessar os documentos com uma senha. Quando a unidade é montada no sistema operacional, você está liberado para alterar os arquivos livremente, pois a criptografia é feita automaticamente a cada ação.

Ainda há um recurso interessante: ele permite a criação de duas senhas. Uma delas, como é usual, desbloqueia todos os dados. Mas a outra senha libera apenas um conjunto previamente estabelecido das informações. Assim, se alguém forçar o usuário a entregar a senha, só serão exibidos alguns arquivos.

Baixe o TrueCrypt no Download INFO.
Read More

Fotos de Lady Gaga semi-nua antes da atual fama. Espetaculo!

Fotos de Lady Gaga semi-nua antes da atual  fama. Espetaculo!
Foto tiradas em 2007 de Lady Gaga de lingerie, com se fosse uma espécie de go-go girl.


Novas imagens de Lady Gaga antes da fama acabam de cair na web através do site norte-americano Radaronline.com.
Nas fotos, datadas de 2007, a cantora aparece de lingerie, como se fosse uma espécie de go-go girl, em um clube de Nova York. Na época, Gaga parecia ter mais afinidade com o metal do que com a música pop.
Uma fonte do site revelou ainda que Gaga adorava Motley Crue e sempre pedia suas músicas para os DJs: "Ela gostava muito de metal e sempre vestia sua jaqueta preta de couro. Eu nunca poderia imaginar que ela se transformaria nessa incrível popstar", disse.






Read More

Na mão: netbook-tablet da Asus torce o pescoço

Na mão: netbook-tablet da Asus torce o pescoço




A ideia desse tipo de netbook parece ser ainda mais mobilidade. Se para usar um notebook ou netbook tradicional é preciso sentar em uma cadeira a fim de conseguir segurá-lo, dá para usar os netbooks-tablets de pé ou andando e controlá-los tocando na tela.
Tirando essa vantagem, não há nada muito fantástico em ter um netbook-tablet. A Asus recheou o Eee PC com alguns software próprios para usar especialmente no modo tablet, como o Touch Gate. Ele reúne os principais aplicativos, como browser, calculadora, álbum de fotos e player de músicas em uma tela com grandes ícones, facilitando o toque.
A proposta é interessante, mas o que mais desagradou à primeira vista é que, embora o PC e seus software sejam feitos para uso fácil e intuitivo, a resposta da tela ao toque não é tão boa. Além de a tela ser resistiva, e por isso não muito sensível, o software de reconhecimento não entende, por exemplo, pontos, mas apenas linhas. Ao menos ele reconhece multitoque (nos programas da Asus). Além disso, há apenas alguns ângulos apropriados para olhar a tela, pois ao vê-la de lado, as cores ficam foscas.
A tela tem 10 polegadas e também pode ser controlada com uma caneta. Ela responde muito melhor neste modo, no qual também é possível reconhecer a escrita por um programinha e enviar o texto para o Bloco de Notas, Word etc. Mas, como vocês podem imaginar, usar a caneta não é tão divertido assim.
Resumindo, se você é fã de netbooks como eles são, talvez não veja grande utilidade em transformá-los em tablets. Se você é fã de tablets, talvez se incomode com o peso e a resposta lenta da tela. Mas se você ainda está indeciso sobre qual tipo de gadget o agrada mais, talvez valha a pena dar uma chance ao Eee PC Touch.
Dentro do netbook moram um Intel Atom N450 de 1,66Hz, 1 GB de RAM e o Windows 7 de 32 bits. O espaço interno é de 160 GB e o Wi-Fi é no padrão n. O jeitão dele não é muito moderno, passando longe do belo design seashell da Asus.
Infelizmente ainda não há informações sobre quando ele pode virar seu pescoço para o Brasil e nem de quanto morre na jogada. Lá fora seu preço é 499 dólares.






Read More

5 comerciais de tecnologia banidos da TV

5 comerciais de tecnologia banidos da TV

Propagandas de produtos tecnológicos banidas da TV ainda estão no YouTube: confira os cinco que mais repercutiram
A revolução do streaming trouxe aos simples mortais algo inimaginável antes da internet: o poder de assistir a conteúdos censurados pelas mídias tradicionais.
No YouTube ou Vimeo, hoje, por exemplo, podemos encontrar vídeos banidos de grandes empresas, propagandas antigas e até mesmo antigos anúncios radiofônicos que fazem os publicitários se contorcerem de vergonha.
INFO Online selecionou cinco mídias que causaram polêmica quando foram veiculadas, seja por incitar práticas violentas, referir-se a atos sexuais (calma, você não verá nenhuma nudez abaixo) ou por desacordar com a moralidade de alguns países. Confira.
Read More

Os 5 caras de TI mais ricos do mundo

Os 5 caras de TI mais ricos do mundo

Eles são ricos. Muito ricos. Ricos de dar raiva. Na lista das 25 pessoas com as maiores fortunas do mundo, compilada pela revista americana Forbes, cinco são empresários de TI. Hoje eles competem em pé de igualdade com magnatas do petróleo e da moda. Confira abaixo quem são esses homens poderosos e veja de onde saiu tanto dinheiro.



Carlos Slim – US$ 53,5 bilhões
O bom momento da economia mexicana e a surpreendente alta nas ações da América Móvil ano passado fizeram de Slim não apenas um homem de TI bilionário, como também o sujeito mais rico do mundo. No Brasil, sua empresa é dona da Claro.


Bill Gates – US$ 53 bilhões
Cada vez mais afastado da Microsoft, desde 2008, Gates nem precisaria mais do dinheiro proveniente da empresa para ser bilionário. Afinal, hoje 60% de seus lucros vêm de outras fontes, como investimentos em hotéis e televisão.


Lawrence Ellison – US$ 28 bilhões
Compradora voraz de empresas, a Oracle abocanhou 57 companhias em cinco anos, rendendo a seu fundador uma fortuna que ele adora gastar em esportes, como o surf. Também é dono do terceiro maior iate do mundo.

Sergey Brin e Larry Page – US$ 17,5 bilhões
Os rapazes da foto acima têm motivos para sorrir. Aos 36 e 37 anos, respectivamente, Brin e Page viram a fortuna de sua empresa, o Google, crescer US$ 5,5 bilhões no último ano. Mas meninas, não se empolguem. Ambos são casados.

Créditos das imagens – Sergey Brin e Larry Page: Getty Images / Outras: Wikimedia Commons

Fonte: Info Abril
Read More