Seus slides viram filme no PowerPoint

Seus slides viram filme no PowerPoint
Seus slides viram filme no PowerPointAté a versão 2007, quem produzia uma apresentação e queria transformá-la em um vídeo tinha obrigatoriamente que recorrer a outra programa para fazer a conversão ou transformar os slides numa sequencia de vídeo. A Microsoft deve ter percebido que essa necessidade era mais comum do que tinha imaginado até então e resolveu integrar uma ferramenta de conversão no gerador de apresentação. Com poucos cliques, o novo PowerPoint transforma em arquivos Windows Media Video as apresentações em PPT. Assim, podem ser reproduzidos por praticamente todos os players de vídeo em seu PC. Veja como proceder.


 1 - Inicie o processo
 
 



Depois que sua apresentação estiver concluída, incluindo até mesmo efeitos de transição, animações e narrações, acione Arquivo > Salvar e Enviar > Criar Vídeo. O PowerPoint exibe as opções para a criação de vídeo no painel direito da janela. Clique na opção Monitores de Computador e HD.


2 - Escolha o tamanho

 O PowerPoint exibe três opções de tamanho e qualidade, de acordo com o destino do vídeo. Se você pretende distribui-lo para visualização em computadores, deixe na configuração padrão, que é Monitores de Computador e HD. Nessa opção, o PowerPoint produz vídeos de alta qualidade (960 x 720) que não vão fazer feio na hora de rodar em uma tela de projeção ou em um monitor de alta definição. As outras opções são indicadas para envio para a web ou gravação em um DVD padrão (tamanho médio – resolução de 640 x 480) e dispositivos portáteis (vídeos pequenos, com resolução de 
                                                                                                        320 x    240).

3 - Narrações e tempos
Por padrão, o PowerPoint usa as narrações e os tempos gravados nos slides na produção dos vídeos. Ou seja, a conversão respeitará o tempo dos slides quando isso foi definido. Se você gravou os tempos, mantenha a configuração padrão (Usar Narrações e Tempos Gravados). Caso contrário, selecione Não Usar Narrações e Tempos Gravados. Com esta definição, o PowerPoint usará o tempo de 5 segundos de exibição para cada slide. Se quiser alterar esse tempo de exposição, use o controle em Segundos a Passar Em Cada Slide. 

4 – Criação do vídeo
Definido o formato e o uso de narrações e tempos, clique em Criar Vídeo. Em seguida, escolha um nome e um local de armazenamento do arquivo gerado. O tempo que o PowerPoint leva para produzir o arquivo depende do conteúdo. Arquivos pesados, com muitos recursos de áudio, animações e efeitos, são mais demorados. A vantagem é que a gravação é feita em segundo plano. Ou seja, você pode continuar usando o PowerPoint normalmente para produzir ou editar outros arquivos. A barra de status mostra a evolução no trabalho de geração do vídeo.

5 – Distribuição


O vídeo gerado pode ser executado na maioria dos programas de reprodução de vídeo, entre eles o Windows Media Player que integra o Windows. O arquivo também pode ser enviado por e-mail, gravado em um DVD para reprodução em aparelhos de DVD ou enviados para sites de compartilhamento de vídeo, como o YouTube e o Vimeo.





  >> Troque dicas e esclareça dúvidas sobre PowerPoint no Fórum INFO.
  >> Baixe programas de apresentações no Downloads INFO.
  

Read More

Um pen drive para vários boots

Um pen drive para vários boots
Prepare um pen drive para iniciar vários sistemas operacionais e ferramentas para facilitar a manutenção

Um pen drive para vários bootsUma ferramenta essencial a quem faz manutenção ou quer estar pronto para problemas é um pen drive de boot. Mas, em vez de ter um só sistema, que tal ter vários? É essa a proposta do MultiBoot ISOs. Basta rodar o programa, escolher o pen drive e o sistema que será instalado. Repita a operação para adicionar novos sistemas operacionais. Para cada um deles, marque a opção Download The ISO, para baixar o respectivo pacote de instalação, caso não o tenha no HD. Com o pen drive pronto, é só usá-lo como dispositivo de boot e escolher o sistema a ser carregado, no menu que surge inicialmente.
Read More

Disco de boot no pen drive

Disco de boot no pen drive
Como transformar um pen drive num disco de início do sistema operacional

Quem administra redes acaba topando, uma hora ou outra, com um PC em que o Windows está tão baleado que não quer nem iniciar.Nesses casos, uma solução é copiar os arquivos do usuário para a rede e, assim, formatar o HD e reinstalar o sistema, sem correr riscos. Para isso, é claro, é preciso que o micro funcione. Neste tutorial, veremos como dar a partida no PC usando um memory key para carregar o sistema. Um dispositivo preparado para isso pode ser incorporado ao kit de ferramentas do profissional de suporte ou do usuário. Carregado o sistema, é possível fazer backup dos dados e rodar utilitários para diagnóstico e manutenção no micro com problemas. Vejamos, a seguir, os passos para a configuração desse memory key de emergência.

1. O BartPE
Basta um memory key de 256 MB para criar o seu bote salva-vidas. O segredo desse minimalismo é o freeware PE Builder (www.info.abril.com.br/download/3686.shtml), também conhecido por BartPE, em referência ao seu criador, Bart Lagerweij. Depois de baixar e descompactar o BartPE, abra o Windows Explorer e localize o arquivo pebuilder.exe dentro do diretório do programa, que não cria os atalhos automaticamente. Dê um duplo clique nesse arquivo para rodar o programa.

2. Enxugando o Windows
Coloque o CD original do Windows XP no drive. Na tela do Bart PE, indique a localização do CD no campo Path to Windows Installation File. Marque a opção Create ISO Image e digite um nome para o arquivo que será gerado no campo logo abaixo. Clique no botão Build e aguarde até que o processo de cópia termine. O arquivo ISO que contém a imagem terá cerca de 160 MB, contendo os componentes mínimos necessários do Windows XP e algumas ferramentas de diagnóstico e reparo.

3. O memory key
Como as imagens ISO geralmente são usadas para queimar CDs ou DVDs, será necessário um programa específico para gravar os arquivos no memory key. Neste tutorial, vamos usar o FlashBoot (www.info.abril.com.br/download/4297.shtml), especializado nessa tarefa.

Depois de baixar e instalar o programa, vamos rodá-lo. Na tela inicial, clique em Next. Em seguida, você deve escolher o tipo de disco que vamos criar. Marque a primeira opção, Convert BartPE Bootable Disk to Bootable Flash Disk. Clique no botão Next. Na próxima tela, informe a localização do arquivo ISO que você criou com o BartPE. Antes de prosseguir com a configuração, acople o memory key a alguma porta USB do PC. No passo seguinte, indique a unidade correspondente ao memory key para a gravação da imagem. Avance e escolha o tipo de particionamento USB-HDD. Clique em Finish para iniciar a gravação. Se não ocorrer nenhum erro, o seu memory key já estará pronto quando a operação terminar. Você pode aproveitar o espaço que sobrou no dispositivo para incluir outros programas úteis.

4. Preparando o PC
Nem todos os computadores são capazes de dar a partida por dispositivos USB. Para verificar isso, você deve entrar no sistema de configuração da BIOS do PC. Na maioria dos micros, isso é feito pressionando a tecla Del durante a partida. Navegue nos menus de configuração da BIOS usando as teclas com setas. Procure pelo item referente ao boot. Nele, verifique se há alguma opção de boot chamada USB-HDD ou algo semelhante. Se houver, selecione-a e salve as configurações. Conecte, então, o memory key e reinicie o PC. Em alguns casos, nem todas as portas USB existentes irão servir para essa tarefa. Se algo der errado, tente mudar de entrada. Para ter certeza do funcionamento, só mesmo testando.

5. Carregando o sistema
Ao fazer o boot pelo memory key, surgirá a mensagem “Starting BartPE” e uma barra de progresso enquanto o sistema é carregado. Não se assuste, o processo é um pouco lento mesmo. Uma versão light do Windows XP, com um desktop limpo e papel de parede com o logotipo do Bart PE, entra em ação. A primeira tela que irá surgir será a da configuração da rede TCP/IP. Nela, indique as opções adequadas à sua rede e, quando terminar, clique em OK. Finalizada essa operação, o micro já deve ser capaz de se comunicar pela rede.

No canto inferior esquerdo da tela, fica o menu Go, que mostra o caminho para uma série de utilitários e ferramentas de diagnóstico. Agora, o trabalho é tentar consertar o estrago no HD ou salvar os arquivos do usuário, que podem ser mandados pela rede ou mesmo copiados para o memory key.
 

Fonte: INFO 
Read More

Descubra todas as redes sem fio

Descubra todas as redes sem fio
Descubra todas as redes sem fio
Dicas relacionadas:
Acesse a lista de redes Wi-Fi armazenadas em seu notebook com Windows 7 para editar ou excluir itens.
Jakub Krechowicz

Quer saber quais redes sem fio estão gravadas em seu notebook? No Windows 7, não há um caminho fácil e direto para obter isso. Mas siga o roteiro: Painel de Controle > Rede e Internet > Exibir o Status e as Tarefas de Rede > Gerenciar Redes Sem Fio. Surge a lista com as redes Wi-Fi armazenadas no computador. Então, você pode editar ou remover integrantes da lista. 
Fonte: INFO.
Read More

40 programas para seu PC novo

40 programas para seu PC novo

Comprou um PC e ainda não instalou um pacote de programas? Então baixe os aplicativos a seguir. Elas fazem parte do kit básico de qualquer computador. O pacote, vale dizer, só tem software gratuito e bem avaliado pelos internautas.

Segurança

AVG 2011 Free: recém-lançada, a nova versão do antivírus é rápida para caçar e apagar os malware que infectam o PC. Além disso, o programa conversa bem com o Windows 7 e, por isso, consegue economizar memória e processamento do novo sistema operacional. Outras três boas opções são os antivírus Avast 5 Free Antivirus,Microsoft Security Essentials, Avira 2010 Free e Panda Cloud.
Comodo Firewall: o Windows 7 vem equipado com um bom firewall. Mas se o internauta deseja um software com mais prestigio, pode baixar o Comodo Firewall. Dono de uma  interface rica em informações e bastante intuitiva, o programa é bem fácil de usar. O software é capaz de proteger o Windows de ameaças externas e de cavalos de troia.
Ad-Aware: software com a função básica de vasculhar o computador e eliminar os spyware que roubam informações do internauta. O programa tem ainda algumas outras funções de segurança para proteger o PC da ação de pragas como cavalos de troia, hijackers e malware que capturam senhas armazenadas no navegador. O software, além disso, é equipado com um sistema para defender o micro da ação de vírus.

Vídeos, sons e imagens

VLC Media Player 1: não gosta nem a pau do Windows Media Player? Então instale o player VLC no Windows 7. Esse programa encara os principais formatos de vídeo e áudio, como DivX, XviD, MPEG-1, MPEG-2, AVI, MOV, WMV, Real, SVCD, Matroska, 3GP, FLV, Cinepak, FLAC, Ogg e muitos outros – sem necessitar da ajuda de nenhum codec adicional.  Ele também tem suporte a legendas.
Ashampoo Burning Studio 2010: o software – que grava DCs, DVDs e Blu-Ray – é uma boa alternativa ao gravador nativo do Windows 7. Ele tem uma interface bastante intuitiva e simples de usar – inclusive, é idêntica à do Nero, popular programa da categoria.
Picasa 3.8: o Windows 7 oferece um recurso bacana para organizar as fotos. Mas ele não supera o Picasa. Esse organizador caça todas as imagens espalhadas no PC e oferece formas de organizá-las. Se quiser, o internauta pode usar o Picasa para corrigir os olhos vermelhos das fotos, colocar geo-tags nas imagens e, ainda, usar o sistema de reconhecimento de faces.
Foobar2000: A leveza e a boa variedade de formatos de áudio compatíveis são os pontos fortes do espartano player de música foobar2000. Como exige poucos recursos do sistema para funcionar, o foobar2000 raramente trava durante a execução das músicas, mesmo com outros aplicativos abertos no computador ao mesmo tempo. Além de MP3, o player toca músicas em AAC, WMA, Ogg Vorbis e Flac, entre outros formatos.
Paint.Net: Leve, gratuito, fácil de usar e com interface totalmente em português. Essas são as principais credenciais do Paint .Net. O software dá conta das operações básicas para melhorar a qualidade das fotos e oferece mais algumas ferramentas. Traz, por exemplo, filtros e ajustes por curvas e níveis,  um recurso ausente na maioria dos programas gratuitos do gênero. Outra opção eficiente é o GIMP.

Utilitários

CCleaner: um dos programas mais conhecidos para limpar e melhorar o desempenho do PC. O destaque desse aplicativo é a ferramenta que apaga os dados desnecessários do registro do Windows e dá fim aos arquivos temporários do browser.
K-Lite Mega Codec Pack: um pacotão de codecs e filtros de vídeo para o Windows. Com ele, o internauta visualiza diversos formatos de vídeos que são baixados da web – e que, às vezes, teimam em não abrir.
Recuva: desenvolvido pelos mesmos criadores do CCleaner (um programa que limpa os arquivos inúteis do Windows), o Recuva funciona muito bem na recuperação de arquivos multimídias, como músicas, fotos e vídeos. Nele, o internauta encontra uma boa ferramenta para refinar a busca pelos dados apagados.
Revo: nem sempre a remoção de software pelo Windows ou pelo desinstalador próprio dos programas fazem trabalhos eficientes. O Revo Unistaller supre essa lacuna. Quando se decide desinstalar um programa, o Revo propõe quatro métodos – desde o menos profundo e mais rápido, com a ferramenta de desinstalação do próprio aplicativo, até o mais demorado e meticuloso, que verifica todas as informações deixadas no Registro e no disco rígido.
7-Zip: o software funciona com os formatos mais comuns de compactação, como o ZIP, o RAR e o ARJ, entre outros. Como os outros aplicativos do ramo, ele também tem um formato próprio, o 7Z, que promete comprimir os arquivos com 50% mais eficiência em relação ao tradicional formato ZIP.O programa também se adapta aos menus do Windows. Portanto, clicando com o botão direito do mouse em cima de um arquivo e escolhendo a opção 7-Zip, o internauta compacta qualquer arquivo.
Speccy: quer saber quais são o hardware e a versão do sistema operacional que compõem seu computador? Então baixe o Speccy, um programinha que faz um raio X completo do PC. E o Speccy faz esse trabalho com muita simplicidade. Basta executar o software que ele mostra, de cara e sem nenhum clique, um sumário com a versão do Windows e dos detalhes técnicos da CPU, memória RAM, motherboard, placa de vídeo, HDs, drives de CD/DVD e componente de áudio. Apresenta até informações da temperatura de alguns componentes do PC.
WinUtilities: o programa é um freeware que não pode faltar de jeito nenhum no micro de quem quer manter o Windows sempre em ordem. O programa apresenta, numa bela interface, diga-se, um monte de recursos para: reparar e limpar arquivos, otimizar e melhorar o desempenho do sistema, aumentar a segurança e privacidade, proteger e trabalhar com arquivos e pastas, e, ainda por cima, ajustar o registro e desfragmentar o disco.

Internet

Mozilla Firefox 3.6, Opera 10.6, Safari 5 e Google Chrome: o Windows tem como navegador padrão o Internet Explorer. Se você não gosta do browser, os quatro navegadores indicados são boas opções. Eles são mais rápidos e não gastam tanta memória quando o navegador da Microsoft.
MSN 2011: o famoso comunicador instantâneo da Microsoft não vem pré-instalado em nenhum Windows. Portanto, é necessário baixá-lo. Por que ele está aqui? Porque é o mensageiro instantâneo mais popular do país.
uTorrent: se tiver dúvida de qual programa P2P instalar no Windows, escolha o uTorrent. Ele permite que o internauta agende arquivos para serem baixados. Além disso, oferece recursos para a pausa e a retomada de um download – ferramenta essencial para quem baixa arquivos gigantes da web.
Flash Player e Java: esses dois software ficam escondidos no sistema. Contudo, eles são essenciais para rodar alguns programas e carregar as páginas web. Eles não podem faltar em nenhum PC novo.
Skype 5: um dos melhores programas para realizar ligações telefônicas usando a rede de internet. Com ele, o internauta não paga nenhum centavo quando liga para outro usuário Skype – não importa se a pessoa está no Brasil ou no exterior. Já nas ligações para telefones fixos ou celulares do mundo inteiro, o internauta precisa pagar uma taxa, mas ela é bem menor do que as cobradas pelas operadoras de telecomunicações. O Skype tem ainda comunicador instantâneo e recurso para enviar SMS.
Xmarks: com esse aplicativo, o internauta guarda os favoritos do navegador num diretório virtual. O que isso significa: que os bookmarks do usuário podem ser sincronizados. No trabalho ou em casa, os mesmos favoritos ficam à mão. E se um dia um computador der pau, há como recuperar os favoritos. O Xmarks funciona com os navegadores IE, Firefox e Safari. Tem um serviço que permite ao internauta acessar os favoritos remotamente.
JDownloader: o programa é o melhor amigo do internauta que baixa todo tipo de conteúdo da web. Além de ajudar no gerenciamento dos downloads, o freeware é capaz de baixar arquivos dos burocráticos serviços de hospedagem com mais facilidade.

Escritório

Symphony e BrOffice: sem dinheiro para um pacote Office? Não se preocupe. Baixe um dos dois aplicativos mencionados. Eles oferecem editores de textos, de apresentação e tabelas. Além do mais, abrem arquivos do pacote da Microsoft.
Foxit Reader: com esse reader, o internauta abre os famosos arquivos do formato PDF. Ele é bem pequeno e não ocupa mais de 10 MB no disco do computador, portanto, não pesa no sistema. Ele tem recursos para o internauta compartilhar informações do PDF e, também, abrir arquivos desse formato com recursos multimídia de som, imagens e vídeos.
CutePDF: tem vezes que precisamos transformar um documento em um PDF. A maneira mais simples de fazer esse trabalho é com o CutePDF, um utilitário que permite a criação de PDF a partir de qualquer programa do Windows.
Backup
Dropbox: guarda dados importantes no computador? Se esse for seu caso, internauta, você precisa de um eficiente sistema de backup de arquivos. O Dropbox é uma boa indicação. Quando instalado no PC, ele copia os dados para uma pasta segura na nuvem de internet. O bacana é que ele sincroniza, em tempo real, os arquivos entre vários computadores; além disso, permite ao internauta acessar o conteúdo do backup remotamente.
ComodoBackup: um programa indispensável para quem precisa fazer um backup das informações importantes armazenadas no PC. O software faz cópias de segurança de fotos, vídeos, músicas e documentos com poucos cliques e sem muitas complicações – e frescuras. Ele é capaz de armazenar os dados do backup em pen drives, disco rígidos internos e externos, pasta especificas, diretórios de rede , mídias de DVD e CD, memórias removíveis e, para usuários mais avançados, até num servidor FTP

Visual
Windows 7 Theme Pack: o seu PC tem o Windows 7? Quer deixar o visual dele matador? Então baixe esse aplicativo. Ele adiciona 22 opções de temas no sistema operacional. Os motes dos temas são variados: tem um do Homer Simpson, outro com a imagem de uma cidade, um com fotos do campo.Gimp: construído com código aberto, o Gimp é um editor de imagens poderoso. Ele tem muitas ferramentas para dar um trato nas fotos e é compatível com a maioria dos formatos de imagens. É uma boa alternativa para o Paint do Windows  – que é fraquinho nos recursos.
Fences: não quer deixar o desktop bagunçado, com documentos e atalhos de programas espalhados por todos os lados? É, internauta, se essa for sua preocupação, baixe o Fences, um programinha gratuito que te ajuda na organização. Desenvolvido pela StarDocks, uma conhecida desenvolvedora de temas para desktop, o Fences cria no desktop cercadinhos para abrigar ícones, documentos, vídeos ou qualquer outro tipo de dado.
Rocktdock: se você é daquele tipo de internauta que considera a interface do Windows feia e sisuda vai gostar do RocketDock. Não à toa. Gratuito, esse programa instala uma nova barra de ferramentas no sistema operacional. Equipada com atalhos para configurações e aplicativos, a barra de ferramentas RocketDock tem um visual moderno, que lembra muito a barra do Apple Mac OS. 
 
Fonte: INFO
Read More