Descubra como abrir um arquivo com uma extensão desconhecida

Descubra como abrir um arquivo com uma extensão desconhecida

Tem um arquivo de formato não reconhecido pelo sistema? Neste rápido tutorial você vai aprender a identificar o conteúdo e encontrar o programa ideal para ele

Chamadas de extensões, as letras que acompanham grande parte dos itens em um computador tem muito a dizer sobre seus arquivos. Formatos como .EXE, .DOC, .MP3 representam um arquivo executável, um documento de texto e uma formato de arquivo de áudio, respectivamente. Mais do que isto, esses formatos comunicam ao usuário quais os programas indicados para usá-los.Entretanto, uma situação comum para grande parte dos usuários é encontrar um arquivo que conta com uma extensão desconhecida. Ou, ainda, um arquivo que não contém extensão. Como escolher o programa que dê acesso a estes dados, se você nem ao menos sabe de qual tipo eles são?
A extensão MP3 se tornou sinônimo áudio e é usadas até para identificar os gadgets que reproduzem o formato A extensão .MP3 se tornou sinônimo áudio e é usadas até para identificar os gadgets que reproduzem o formato
O reflexo natural seria apenas utilizar o Google e esperar pelo sucesso da busca. Ok, funciona, mas há uma solução que propõe uma saída mais fácil. É o site Wolfram|Alpha, um banco de dados que pode te ajudar em diversas situações, inclusive revelar detalhes técnicos da extensão que você procura, como quem é seu desenvolvedor, e também é capaz de listar os softwares que podem ser usados para abrir o arquivo.
O Wolfram|Alpha lista os softwares indicados para abrir um arquivo .ISO

O Wolfram|Alpha lista os softwares indicados para abrir um arquivo .ISO*

Identificando um arquivo sem extensão

Mesmo quando você se depara com um conteúdo sem um formato específico ainda é possível identificá-lo. Isto acontece por um único motivo: todos os tipos de arquivos contam com uma assinatura padrão única. E, o melhor, esta informação está encapsulada dentro do próprio. Recorrer ao Google nesta hora será em vão, mas existem programas especializados em traduzir esta informação com a velocidade de pouquíssimos cliques.
O TrIDNet é um dos programas mais populares desta categoria. Após fazer o download do identificador de arquivos, realize a extração do conteúdo em uma pasta do seu computador. Além disso, você deverá fazer o download do pacote de definições em XML e colocá-los na mesma pasta. Agora, clique duas vezes executável e selecione o botão "Rescan Defs" para carregar as assinaturas de arquivo. Esta ação só será realizada uma vez.
Agora você já pode arrastar qualquer tipo de arquivo desconhecido para dentro da interface do TrIDNet e clicar em "Analyze!". Para este tutorial, usamos um tipo de .EPUB, conhecido dos leitores como um dos formatos mais populares de e-book. Confira o resultado abaixo:
O .EPUB teve sua assinatura detectada rapidamente pelo software identificador
O .EPUB teve sua assinatura detectada rapidamente pelo software identificador
Após uma rápida análise, o identificador poderá indicar qual a assinatura do som, torrent, documento, imagem de disco ou qualquer outro tipo de material desconhecido que você pesquisar. Sabendo do que se trata, você pode voltar a pedir uma mão para o Wolfram|Alpha e obter mais informações a respeito da extensão e programas que dão suporte à sua execução.
Lembre-se de renomear o arquivo desconhecido com sua extensão. Para isso, basta usar a tecla F2 e não se esquecer de usar o ponto "." antes dos caracteres que indicam seu formato.
Read More