Livro - Computação Gráfica – Teoria e Prática

Livro - Computação Gráfica – Teoria e Prática


A computação gráfica está a um passo de um mundo novo, repleto de aplicações, muitas ainda desconhecidas, e grandes oportunidades para designers e desenvolvedores. Algumas das aplicações mais evidentes no momento são os mercados de jogos e walkthrough para projetos arquitetônicos.
Porém, a computação gráfica esta relacionada a quase todas as ciências e atividades humanas. Para a comunidade científica, parece óbvio que a computação gráfica irá modificar os atuais sistemas operacionais, bancos de dados e todos os componentes de interface que deverão ser recriados para esse novo mundo. Este livro aborda todas as facetas da computação gráfica e suas aplicações, fornecendo subsídios teóricos e práticos para o ensino da disciplina.
Computação Gráfica – Teoria e Prática
Tamanho: 2 MB
Formato: Rar
idioma: Português

ZIPPYSHARE – DOWNLOAD
1FICHIER – DOWNLOAD
FIREDRIVE – DOWNLOAD

Read More

Livro - OpenGL - Uma abordagem prática e objetiva.

Livro - OpenGL - Uma abordagem prática e objetiva.
livro opengl uma abordagem
Este é um livro fantástico tanto para você que esta iniciando na computação gráfica e não conhece nada sobre opengl como para profissionais que já trabalham com esta biblioteca, o livro aborda também a biblioteca de gerenciamento janelas, a glut que é uma api open-source. O livro orienta passo à passo desde como configurar o ambiente até os mais avançados conceitos de OpenGL.
As principais funções de opengl são abordadas de maneira simplificada por este livro, e sempre acompanhados de exemplos práticos. Eu recomendo este livro para estudantes de ciência da computação e profissionais que dominem C e C++. Caso seja do seu interesse estou desenvolvendo um projeto gráfico em opengl as informações estão contidas neste postprojeto gl-data-structures onde o fonte está.disponível.

Para efetuar o download clique no link abaixo e use está senha para descompactar o arquivo: http://insanityscode.blogspot.com/

Read More

Material de Computação Gráfica e OpenGL

Material de Computação Gráfica e OpenGL

Dicas da lista de discussão dos alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará.

Muita gente tem problemas ao iniciar os estudos em Computação Gráfica. Tanto pela dificuldade com a teoria quanto na hora de implementar os algoritmos/funções em alguma linguagem específica. Em C, principalmente, muitos têm dificuldade ao fazer a ligação correta dos programas com  as bibliotecas específicas.



Uma das APIs mais utilizadas (acho que tanto pela qualidade quanto pelo fato de ser livre e multiplataforma) é a Open Graphics Library, ou OpenGL. E os links abaixo são relacionados ao uso dessa ferramenta, juntamente com o conhecimento necessário para a Computação Gráfica.

Em português, temos o excelente site da profa. Isabel Harb Manssour, da Faculdade de Informática da PUC-RS, de Introdução à OpenGL:
http://www.inf.pucrs.br/~manssour/OpenGL/Tutorial.html



Não conheço o livro dela (imagem ao lado), mas como ele é uma extensão desse material da internet, acredito que também deva ser muito bom.

OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva
Marcelo Cohen; Isabel Harb Manssour
Editora Novatec, 2006




Outras dicas, em inglês, são:

O tutorial de OpenGL do Swiftless Tutorials (tutoriais para programação de Jogos e Computação Gráfica)
http://www.swiftless.com/opengltuts.html

SDL com OpenGL 2.1, do Lazy Foo
http://www.lazyfoo.net/SDL_tutorials/lesson36/index.php

Alguns exemplos de OpenGL com Qt, no TrollTech (Nokia)
http://doc.trolltech.com/4.6/examples-opengl.html
Material de Tópicos Especiais em Computação Gráfica, do prof. Márcio Sarroglia Pinho
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/TCG/ApoioTCG.htm

Read More