Claro, TIM e Vivo compram os primeiros lotes do 4G

Claro, TIM e Vivo compram os primeiros lotes do 4G

smartphone
Tecnologia 4G: Claro, TIM e Vivo arrematam três primeiros lotesMarcello Casal Jr/Agência Brasil

O primeiro dos seis lotes de telefonia de quarta geração (4G) na faixa de 700 mega-hertz (MHz) foi arrematado pela operadora Claro, com uma proposta de R$ 1, 947 bilhão. O valor apresentado pela empresa representa ágio de praticamente 1% ante os R$ 1,927 bilhão definido como preço mínimo da outorga para cada um dos três lotes nacionais. O segundo lote ficou com a TIM por praticamente o mesmo valor da Claro. O terceiro lote foi arrematado pela Vivo, pelo preço mínimo de outorga.
Dos seis lotes, três têm abrangência nacional. O quarto lote abrange todo o território nacional, menos as áreas destinadas aos lotes 5 (87 municípios de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo) e 6 (municípios de Londrina e Tamarana, no Paraná).
TIM, Claro, Telefônica (Vivo) e Algar Telecom entregaram propostas para disputar quatro lotes nacionais de 10 MHz cada e dois regionais. No entanto, a Algar Telecom não participou da disputa destes três primeiros lotes por não ter apresentado garantia de proposta.
A faixa de 700 MHz vai complementar a de 2,5 giga-hertz (GHz), leiloada em junho de 2012, também para a tecnologia 4G. Enquanto a frequência de 2,5 GHz tem mais capacidade e raio de cobertura menor, a de 700 MHz tem abrangência maior e necessita de menos antenas, além de ser usada por diversos países, como os Estados Unidos e a Argentina.
Segundo a Anatel, com a utilização da faixa de 700 MHz, será possível levar telefonia móvel de quarta geração e internet em banda larga de alta capacidade às áreas rurais, a um custo operacional mais baixo, uma vez que essa faixa é ideal para a cobertura de grandes distâncias.

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br
Read More

10 sites e cursos em português sobre tecnologia e programação

10 sites e cursos em português sobre tecnologia e programação
Há uma lista enorme de cursos online e sites relacionados a ciência da computação e linguagens de programação. Mas uma boa parte deles está disponível só em inglês, o que pode tornar as coisas mais complicadas – mesmo para quem consegue entender bem o idioma. Por isso, selecionamos desta vez 10 fontes de material sobre o assunto, todas gratuitas e traduzidas para o português, entre sites e aulas que podem ser acompanhadas no seu ritmo. Confira a seguir.

Codecademy

Com versão em português lançada no fim de maio deste maio, o Codecademy é uma das mais populares plataformas de ensino. Os cursos gratuitos – que partem do básico e vão até o avançado – de HTML e CSS, JavaScript, jQuery, PHP, Python e Ruby não são acompanhados de vídeos, apenas de textos com instruções. Elas aparecem à esquerda, enquanto à direita você pode escrever os códigos seguindo os passos apresentados. Há ainda três opções de projetos, que podem ser concluídos em menos tempo e ajudam a colocar os conhecimentos em prática.

Para saber mais, clique aqui.

Microsoft Virtual Academy

Mais focado em produtos da Microsoft, a “universidade” virtual e aberta da empresa traz vários tutoriais em português voltados para o desenvolvimento de aplicações de Windows 8 e Windows Phone – ou simplesmente Windows. O site também traz treinamentos tratando de data centers, nuvem e mobilidade empresarial, entre outros assuntos.

Para saber mais, clique aqui.

CursoEmVídeo

Iniciativa brasileira do professor carioca Gustavo Guanabara, o CursoEmVídeo traz aulas sobre HTML5, Algoritmos, PHP e Photoshop Creative Cloud. Todas podem ser acompanhadas de graça diretamente pelo YouTube ou no site, que exige um cadastro, mas oferece uma série de materiais para consultar no decorrer do curso.

Para saber mais, clique aqui.

Ciência da Computação 101

Os sites já mencionados até dão uma introdução e um contexto antes de entrarem de vez no assunto das aulas. Mas se você quer algo mais abrangente, o curso “Ciência da Computação 101” do Coursera pode ser um bom ponto de partida. Como o nome sugere, as aulas se propõem a ensinar, inicialmente, o básico da ciência da computação para quem entende bem pouco e realmente precisa de uma introdução no tema – mas podem ser úteis mesmo para quem o entende razoavelmente bem. O curso, gratuito e ministrado pelo professor Nick Parlante, da Universidade Stanford, não tem data e nem hora para começar, e a ideia é que você o faça no seu ritmo mesmo. O áudio dele está em inglês, aliás, mas há a opção de legendas em português, que pode ser ativada no próprio vídeo.

Para saber mais, clique aqui.

Desenvolvimento de Games em HTML5

Da mesma forma que o curso de ciência da computação, este de desenvolvimento de games em HTML5 pode ser feito no ritmo do aluno. Ministradas por dois funcionários do Google no Udacity, as lições gratuitas são focadas nos principais pontos envolvidos na criação de um jogo. Elas estão longe de ser básicas, no entanto, e por isso é começá-las tendo algum conhecimento prévio – que pode ser adquirido no Codecademy ou no CursoEmVídeo, ambos já mencionados. O áudio, assim no caso do curso do Coursera, está em inglês, mas há a opção de adicionar legendas em português.

Para saber mais, clique aqui.

Desenvolvimento Web e Desenvolvimento Web Mobile

Também com legendas em nosso idioma, os dois cursos focam na construção de um blog – mas não daqueles mais simples – e de “experiências mobile”. O primeiro, de desenvolvimento web, é ministrado pelo cofundador do Reddit, enquanto o segundo, de web mobile, tem dois funcionários do Google como professores. O conteúdo, assim como o das aulas de criação de games em HTML5, é mais avançado, e por isso é bom ter um pouco de experiência. Aliás, vale mencionar que os dois cursos dão acesso gratuito apenas aos vídeos e aos exercícios, e você pode pagar para receber o apoio de treinadores e um certificado autenticado.

Para saber mais, clique aqui ou aqui.

História da Internet, Tecnologia e Segurança

Dos cursos básicos do Coursera, traz vídeos em inglês (com legendas em português) tratando da história da internet, da tecnologia e da segurança, como o nome sugere. É interessante para curiosos e para quem precisa de um contexto, já que começa lá na década de 40. As aulas passam depois pela primeira internet (entre 60 e 90), pela World Wide Web (na década de 90) e pelo crescimento da rede (entre 95 e 2000). Depois, parte para alguns conceitos um pouco mais técnicos sobre pacotes, aplicações em rede e proteção de informações, até culminar em uma “prova final”. As aulas, no entanto, já exigem um pouco mais de dedicação – elas exigem de 3 a 5 horas de estudo por semana e começam no dia 6 de outubro, terminando só em 22 de dezembro. E se você quiser um certificado reconhecido, é preciso desembolsar 39 reais.

Para saber mais, clique aqui.

Buscas na Web

Já quis entender melhor como os sistemas de busca funcionam? Pois esta coletânea de vídeo-aulas do Veduca, acessíveis gratuitamente e com legendas em português, pode ajudar. Já um pouco “antigas”, as palestras são ministradas por Sergey Brin, Bradley Horowitz (então diretor do Yahoo! e hoje no Google) e Peter Norvig (também do Google), entre outros nomes, que falam de suas experiências e dão algumas valiosas explicações – que vão exigir um tanto de conhecimento técnico, no entanto. O site não oferece materiais complementares, mas dá um espaço para anotações.

Para saber mais, clique aqui

Programação Básica

Seguindo um pouco a linha do Codecadamy, mas com mais vídeos, o treinamento da Khan Academy dá uma introdução bem básica sobre linguagens de programação antes de partir para aulas mais avançadas que focam especialmente JavaScript. Os clipes têm opção de legendas em português e servem apenas como a base do curso todo, que ainda inclui um “laboratório” para criar programas com base nos ensinamentos, uma galeria com apps criados por outros alunos e um fórum para discussão.

Para saber mais, clique aqui.

Criptografia e teoria da informação

O segundo curso em português oferecido pela Khan Academy se destaca pelo foco na criptografia e em sua história, partindo da cifra de César para chegar à RSA e aos algoritmos aleatorizados. As aulas ainda incluem um pouco de teoria da informação e alguns desafios de criptografia que podem quebrar sua cabeça. O material está em português e os vídeos têm legendas em vários idiomas (inclusive o nosso), o que facilita bastante o entendimento.

Para saber mais, clique aqui.

Ainda quer mais?

Cansou de cursos e só quer ler um pouco? Estes acervos colaborativos aqui têm material de obra relacionado aos mais variados assuntos. A maior parte está em inglês, mas há alguns livros digitais em português também – especialmente no TraduzAí –, caso você não esteja tão disposto assim.


Read More

Dica: Como fazer o Downgrade do iOS 8 para o iOS 7.1.2

Dica: Como fazer o Downgrade do iOS 8 para o iOS 7.1.2
Apple lançou há dias, para os seus dispositivos, o novo e moderno iOS 8. Mas nem todos ficaram “modernos e funcionais”!
Há imensos casos reportados onde se vê que a Apple não fez um serviço de “excelência”. Há casos em que os iPhone 4S ficaram muito lentos e com usabilidade intragável, o iPad mini de primeira geração que ficou lento e com bugs em cima de bugs, o iPad de 3ª geração perdeu funcionalidades, como a rotação do ecrã e muitos outros comportamentos “estranhos” que não abonam a favor do iOS 8.
Solução?
Existem várias. Sofrer até a Apple, dentro de semanas, lançar uma nova actualização do iOS 8 ou fazer o downgrade para a versão estável e funcional iOS 7.1.2. É isso que vos vamos ajudar a fazer.
imagem_downgrade_ios8_00

Não é muito usual a Apple permitir, de forma directa, reverter a instalação de um sistema operativo actual para uma versão anterior, isto porque a actual, ainda por cima o iOS 8 com muitas novidades no factor segurança, contribuem para uma utilização mais estável, mais moderna, mais segura e com novas funcionalidade que deveriam premiar os utilizadores.
Assim não aconteceu e, desde o passado dia 17 deste mês, temos recebido muitos pedidos de ajuda, ora é o Wifi que deixou de funcionar, a bateria que dura menos, o Facebook que está lento, muitas solicitações noFacebookGoogle Plus, para o Consultório e até nas nossas redes sociais pessoais.
Assim, através do nosso leitor/colaborador Rui Sousa, apresentamos um vídeo detalhado de tudo o que precisa de saber para tirar do seu iPhone ou iPad o iOS 8 e voltar a colocar o iOS 7.1.2.
Por Rui Sousa para o Pplware:
Tal como informa no vídeo, poderá ver as informações referentes ao vosso iPhone e iPad nos seguintes links, assim como fazer o download a respectiva versão do ipsw (ficheiro com o iOS 7.1.2) para o vosso computador.
Já auxiliamos vários casos e, além das recomendações incluídas no vídeo, deixamos também a seguinte sugestão: se vai fazer o downgrade no iTunes numa máquina com Windows XP, poderá receber um erro ao tentar “contactar” os servidores da Apple, ou noutro ponto qualquer do processo, isso dever-se-á à Firewall do Windows que em determinados casos bloqueia o processo de contacto.
Caso seja o seu caso, tente numa máquina com outro Windows ou tente desactivar a Firewall do Windows. Ambos os casos resultaram nos problemas reportados neste cenário.
Download do iOS 7.1.2: ICJ/iOS
Read More

4 Extensões do Chrome que deve ter instaladas

4 Extensões do Chrome que deve ter instaladas
São às centenas as extensões disponíveis para o Google Chrome. O intuito é tornar este que é um dos browsers mais utilizado em todo o mundo, mais agradável e produtivo.
Na semana passada, deixámos aqui quatro sugestões de extensões que deveria ter instaladas no seu Chrome e esta semana voltamos a deixar-lhe mais 4, algumas deles sugeridas pelos nossos leitores.
chrome_extensions

1. Google Tradutor

O Google Tradutor, apesar de algumas das suas limitações de construção frásica, é o melhor serviço de tradução online existente. É conhecido por todos e certamente que há quem o utilize diariamente.
Através desta extensão basta seleccionar a palavra ou frase que deseja traduzir e surgirá abaixo da selecção o ícone do Tradutor. Ao clicar-lhe é feita a tradução desejada sem ter que andar a copiar e colar.
google_tradutor_ext

2. Google Chrome to Phone Extension

A extensão Google Chrome to Phone permite enviar links e outras informações do Chrome para o dispositivo Android.
Para a utilização desta extensão é necessário instalar no smartphone a aplicação Android Chrome to Phone, depois basta clicar no ícone da extensão que instantaneamente é recebida a informação no smartphone, tal como pode ver no vídeo abaixo.

3. Clear History

Certamente que já sentiu necessidade de apagar o histórico ou limpar a cache do seu Chrome e andou um pouco perdido pelas definições do browser. Através desta extensão poderá remover cookies e limpar o histórico do seu browser com um simples clique, sem perder tempo a procurar as tais definições.
Clear History

4. AddThis – Share & Bookmark

Cada vez mais pela Internet se partilham conteúdos. Notícias, imagens, vídeos, websites, poderão, através da AddThis, ser partilhados de uma forma muito mais rápida.
Ao ler uma notícia interessante que se queira partilhar por e-mail com algum contacto, uma imagem engraçada que se queira colocar nas redes sociais, basta clicar no no ícone da extensão e escolher a via pretendida.
ExtensãoAddThis

Não existem dúvidas de que estas extensões facilitam e tornam a utilização do browser mais produtiva e são imensas as disponíveis para os seus utilizadores.
Read More

8 configurações que deve fazer imediatamente no IOS 8

8 configurações que deve fazer imediatamente no IOS 8
O IOS 8 é provavelmente uma dos sistemas operativos móveis mais seguros do mundo. Apesar dos últimos incidentes com o iCloud, a Apple avaliou e prontamente aumentou a segurança da sua plataforma, apesar de ainda existirem algumas duvidas relativamente a saber de quem foi realmente a culpa.
Para quem a privacidade deve ser total, hoje deixamos algumas configurações que deve efectuar imediatamente no  IOS8.
ios8_07
No geral o IOS8 é um sistema seguro. No entanto, sendo um sistema versátil, este oferece as mais diversas configurações para que o utilizador definia o que realmente pretende. Se já tem o IOS 8 no seu equipamento, aqui ficam algumas dicas que aumentam o nível de privacidade do sistema.
1) Ver que aplicações acedem à sua informação
Controlo que aplicações acedem aos seus contactos, calendários, Lembretes, Câmara, Microfone, etc. Para isso basta ir a Definições > Privacidade e escolhem um dos itens disponíveis. Depois analisem que aplicações têm acesso a cada um dos itens.
ios8_01
2) Definir período para expirarem mensagens
Esta é uma funcionalidade nova que está presente no IOS8. Quantas vezes pensamos que não devíamos ter determinadas informações no nosso dispositivo quando este está em mãos de outros?
No caso das mensagens de audio e video, é agora possível definir um período para que estas caduquem e desapareçam do nosso dispositivo (pena não existir tal opção para mensagens de texto).
Para isso basta ir a Definições > Mensagens e depois definir o período para que as mensagens de áudio/vídeo expirem.
ios8_02
3) Prevenir que a nossa localização seja partilhada
São várias as aplicações que solicitam acesso à localização do equipamento. No entanto, o IOS permite que a qualquer altura o utilizador controle que aplicações acedam à localização.
Para isso basta ir a Definições > Privacidade e depois avaliar que aplicações acedem ao serviço de localização.
ios8_03
4) Limitar que a publicidade aceda à localização
A partir do IOS 7 a Apple decidiu incluir um identificador de publicidade. Se optarmos por limitar o seguimento, as aplicações não poderão usar o identificador para apresentar publicidade dirigida.
A activação do limite do seguimento não implica uma redução do número de anúncios, no entanto estes poderão ser menos relevantes porque deixam de ser baseados em interesses pessoais.
Para limitar o seguimento basta ir a Definições > Privacidade > Publicidade. Depois é só activar a opção Limitar seguimento.
ios8_4

Esperamos que estas dicas sejam úteis e já nos próximos dias apresentaremos mais algumas configurações importantes. Estejam atentos.
Read More

Google deixou de obrigar a criação de conta G+ em novos emails

Google deixou de obrigar a criação de conta G+ em novos emails
Nunca foi pacífica a relação da Google com os seus utilizadores no que toca à inclusão do Google Plus no seu leque de serviços. A obrigatoriedade de criação de uma conta nesta rede social para as contas de e-mail foi mal recebida e levou a queixas de utilizadores.
Mas a Google resolveu ouvir os seus utilizadores e esta obrigação caiu e passou a ser apenas uma sugestão. Agora, apenas quem quiser terá a possibilidade de criar uma conta G+.
g+_1

Desde o início do mês de Setembro que a Google passou a permitir a criação de novas contas nos seus serviços sem a obrigatoriedade de associar uma conta G+.
Desta forma, termina um braço de ferro que existe entre os utilizadores desde que a Google resolveu investir na sua rede social.
De forma muito discreta e sem ter sido dada qualquer informação aos utilizadores, a Google resolveu retirar essa opção de obrigatoriedade. Existiam rumores que indiciavam que essa mudança poderia acontecer, mas nada de muito concreto.
Claro que a Google quer os seus utilizadores a usar o Google Plus e, por isso, a qualquer momento e dentro dos seus serviços, o perfil pode ser criado e usado.
Todas as restantes opções permanecem acessíveis e a partir desse momento a integração com o G+ torna-se efectiva.
É no entanto estranha esta mudança da Google pois o seu foco nesta sua rede social era grande e a sua vontade era ter lá dentro todos os utilizadores dos seus diferentes serviços.
Muita desta mudança pode estar relacionada com a saída de Vic Gundotra, o pai do G+, da Google e com a mudança de planos que isso pode ter implicado dentro da empresa.
g+_2
Esta decisão de mudança da Google poderá ter algum impacto noutros serviços, como o YouTube, que desde há algum tempo obriga à existência de conta no G+, mas a Google irá também redefinir as regras para não deixar ninguém de fora.
Independentemente destas mudanças todas e do impacto que possa ter, esta mudança da Google no processo de criação de contas e da obrigatoriedade de subscrever alguns dos seus serviços vem beneficial principalmente os utilizadores que deixam assim de ter necessidade de criar perfis públicos que depois não utilizam.
Se não usavam o Gmail por culpa desta obrigatoriedade então é agora o momento de criarem a vossa conta e passar a usar um dos serviços de email mais populares na Internet.
Read More

A Microsoft Certifica Você: treinamentos sobre mobilidade empresarial

A Microsoft Certifica Você: treinamentos sobre mobilidade empresarial


A campanha que te dá vouchers de certificação oficial Microsoft está de volta! Você irá atualizar seus conhecimentos sobre tecnologia e ainda poderá levar um voucher. Para participar é bem simples, basta ser um dos 20 primeiros a fazer os 07 treinamentos listados abaixo. Os cursos foram preparados exclusivamente por nossos especialistas técnicos para que você seja um expert em mobilidade empresarial.
Ficou com vontade de ganhar seu voucher? Então não perca tempo, acesse os treinamentos e participe!

Antes de começar, prepare seu ambiente

Se você quer ter um laboratório disponível para os cursos a seguir, faça o download dos produtos de avaliação disponíveis abaixo, com eles você poderá acompanhar as atividades das aulas além de praticar os conhecimentos obtidos em um Laboratório Virtual.

Para mais informações acesse aqui.
Read More

Como fazer o upgrade do MySQL no XAMPP

Como fazer o upgrade do MySQL no XAMPP
Às vezes, uma nova versão do MySQL é necessária para usar os recursos mais recentes introduzidos neste servidor de banco de dados gratuito. Os pacotes XAMPP fornecem PHP, MySQL e Apache em um pacote único e integrado. Você pode usar este pacote de instalação para atualizar seu servidor, já que ele não irá substituir os dados existentes. Ainda assim, deve-se tomar o cuidado de manter uma cópia de segurança adequada de sua pasta do XAMPP, caso dê algo errado com o processo de atualização.


1 - Baixe a versão mais recente do XAMPP no site "apachefriends.org".

2 - Abra o menu "Iniciar" e clique em "Computador".

3 - Navegue até o local atual da pasta XAMPP, clique com o botão direito do mouse nela e depois clique em "Copiar".

4 - Cole uma cópia da pasta XAMPP existente na área de trabalho do seu computador, clicando em uma área vazia e selecionando "Colar" no menu que aparecer.

5 - Salve o arquivo de instalação na área de trabalho do seu computador e, em seguida, dê duplo clique nele para abri-lo.

6 - Clique em "Next" (Próximo), "Browse" (Procurar) e navegue até a pasta onde o XAMPP está instalado atualmente.

7 - Clique no nome da pasta e depois em "OK".

8 - Clique em "Next" (Próximo) e depois em "Install" (Instalar).

9 - Clique em "OK" quando solicitado a atualizar os arquivos existentes.

10 - Clique em "Finish" (Finalizar) quando o processo de instalação tiver finalizado. O XAMPP agora está atualizado.
Read More

Google lança plugin para criar anúncios do Adsense no WordPress

Google lança plugin para criar anúncios do Adsense no WordPress
O Google Publisher Plugin permite que você faça anúncios do Google Adsense de dentro do painel do WordPress.


O Google reparou o fato de, algumas pessoas terem dificuldade para colocação de anúncios em determinados lugares por falta de conhecimento de programação, mas com este plugin tudo é feito com uma interface de usuário simples e sem complicações.

 O Google Publisher Plugin ainda está na fase beta e necessita da colaboração da comunidade WordPress para testes e correção de possíveis bugs.
Com este plugin você pode inserir anúncios em diversos lugares como topo, antes do título, depois do título, antes do menu, depois do menu e dentro do proprio conteúdo como mostra na imagem abaixo.



Dependendo como seu template foi estruturado, pode variar um pouco, mas a maioria dos templates para WordPress seguem os padrões e não deverá ser um problema para a maior parte dos usuarios.

O plugin também é capaz de verificar o site no serviço "Ferramentas do Google para web masters" com apenas um clique.

Baixe aqui diretamente do repositório de plugins do WordPress
Read More