Inbox: testamos a nova proposta da Google para os emails

Inbox: testamos a nova proposta da Google para os emails
O Inbox é a nova aposta da Google para o seu serviço de emails, o Gmail. O recurso pretende deixar o email como conhecemos muito mais dinâmico e próximo de um serviço de mensagens, como Whatsapp ou o próprio SMS.

Além disso, o Inbox  conta com um sistema de previsibilidade, organizando mensagens automaticamente e deixando no topo da tela os emails mais importantes. Mas será que essa proposta da empresa vai vingar?



Não, não será um novo Google Wave

A Google já tentou renovar o email através do projeto Wave. Lançado em maio de 2009, ele reunia as funcionalidades de email, mensagens instantânea, wiki e rede social em um ambiente único. Entretanto, os usuários acharam sua interface confusa, e o projeto naufragou, pouco mais de um ano depois.

Porém, O Inbox não tem toda essa pretensão. O objetivo do programa é simples: usar a mesma base de conteúdo do Gmail (seus emails) em um aplicativo novo, reconstruído do zero, mas ainda assim muito parecido com o tradicional serviço de emails.



Resolva tudo em duas opções

A grande sacada do novo serviço é oferecer formas mais simples e rápidas para “resolver” seus emails. Para isso, você conta com duas opções principais: dar um “visto” neles, marcando-os como “Concluídos”, ou colocando-os “para dormir”, através do botão “Adiados”.

A opção Concluído é equivalente à opção Arquivar do Gmail. Ela serve para você  marcar tudo o que já foi resolvido. Isso inclui checar as ofertas de uma loja virtual, responder um amigo sobre um jantar, aceitar convites de redes sociais e muito mais.



Já a opção Adiados serve para você marcar tudo o que ainda é preciso resolver. Esse recurso permite a você agendar um lembrete, tanto para uma determinada hora quanto para um certo local.  Por exemplo: você pode "agendar" um email para amanhã de manhã, ou para quando você chegar em uma loja de materiais de construção.

Ambas as ações podem ser executadas com um simples gesto dentro do Inbox: deslizando para o lado direito, é possível marcar seus emails como concluídos. Para o lado esquerdo, como adiados.


Lembre-se do que é importante

Ao contrário do Gmail e suas estrelas (e demais marcadores), o Inbox conta apenas com o Pin. Ele funciona de forma bem parecida com o recurso de marcação do Gmail, priorizando os emails que são marcados assim na parte de cima da tela. Também é possível deslizar o botão do pin para o lado para ver somente esses emails.

O serviço conta também com lembretes. Por padrão, eles são adicionados como itens pinados, ou seja, ficam a frente de todos os outros emails. Além disso, é possível agendá-los, da mesma forma que nos emails adiados. Cada email também conta com um campo de lembrete para ser adicionado.



Emails agrupados por afinidade

O novo programa de email da Google oferece o mesmo recurso “Grupos”, que reúne mensagens de acordo com afinidades. Essa função já existia no Gmail, através das categorias Promoções, Fóruns, Atualizações e Social. Agora, três novas categorias foram adicionadas: Finanças, Compras e Viagens.

Pelo que pudemos perceber, nada mudou com relação ao Gmail. As mensagens serão agrupadas automaticamente, e você também poderá fazer isso manualmente.  Além disso, é possível criar grupos próprios, como pastas, outro recurso já bem tradicional do Gmail.



Nem precisa abrir seu email

Uma das maiores diferenças entre os dois aplicativos é que o Inbox exibe diversas informações mesmo sem precisar abrir o email, como fotos, vídeos, reservas de voo, atualizações de pedidos e muito mais.

Recebeu um vídeo do YouTube? Nem perca tempo abrindo a mensagem. Clique direto no botão “play” que aparece na lista de emails para assisti-lo. Isso é possível mesmo quando o Inbox reúne diversos emails em uma categoria.


Menos intrusivo

O Inbox pretende ser menos intrusivo que o Gmail. Para começar, você não é notificado sobre todas as mensagens (a menos que você prefira). O programa usa seu sistema de algorítimos para prever quais mensagens são importantes, determinando àquelas que deverão chegar à gaveta de notificações.

Além disso, o programa é capaz de reunir “mensagens que você tem menos probabilidade de ler” em uma categoria separada, denominada “Baixa prioridade”. Aqui, mais uma vez, os algoritmos do Google tentarão descobrir que mensagens devem ir para esta categoria.




Material Design Puro

Esteticamente, o Inbox (imagem acima, à direita) é bem parecido com o novo Gmail (à esquerda): ambos contam com uma interface mais limpa e espaçada, além de um menu lateral deslizável que identifica cada item com um ícone.

O visual, claro, é baseado no Material Design, a nova filosofia visual da Google. Por isso, muitos efeitos deslizantes aparecem pela tela, além de símbolos geométricos opacos, o que torna o Inbox um belíssimo aplicativo.



Mudança de paradigmas

O Inbox é o bom e velho Gmail remodelado, e, por tanto, não há muitas diferenças visuais e organizacionais entre eles. Entretanto, diversas opções e funcionalidades fazem os dois parecerem também bem diferentes entre si.

Se a estrutura e o conteúdo são mantidos, a forma de interagir com os emails é completamente diferente. Por isso, é preciso encará-lo com uma nova mentalidade, imaginando como um mensageiro rápido e uma lista de tarefas a ser cumprida.

A ideia de ler emails sem executar nenhuma ação junto a eles já não cabe aqui. E não faltam ferramentas para você resolvê-los. Mas o serviço pode parecer simplificado demais, principalmente para quem usa o Gmail de uma maneira mais intensa.

Ainda precisa aprimorar

Alguns recursos acabaram sendo removidos, como a capacidade de realizar uma ação em várias mensagens ao mesmo tempo, como deletar emails em massa. Desfazer o envio de emails é outro recurso que não deu as caras por aqui. Você também não poderá baixar vários anexos ao mesmo tempo.

Mesmo assim, o programa promete. Ele ainda carece de funcionalidades inteligentes, como uma maior integração com outros aplicativos da Google, mas demonstra um enorme potencial e apresenta-se como um verdadeiro substituto do Gmail, que, mesmo com a última renovação visual, parece cheirar naftalina.

FONTE(S) Inbox
LEITOR COLABORADOR Gustavo Moraes
Read More

Lista tem 7 configurações about:config do Firefox que ajudam o usuário

Lista tem 7 configurações about:config do Firefox que ajudam o usuário
Quem usa o Mozilla Firefox pode explorar algumas configurações avançadas, que ficam mais escondidas do usuário. Para acessá-las, basta que você digite, na barra de endereços, o comando "about:config", sem as aspas. O navegador, então, apresentará as configurações escondidas e valiosas.

Atalhos do Mozilla (Foto: Arte/TechTudo) 
Confira lista de configurações about:config que ajudam o usuário (Foto: Arte/TechTudo)
Agora, vamos conhecer sete ferramentas bacanas presentes nesse menu especial do Mozilla Firefox.
Antes de permitir que você acesse o about:config, Firefox apresenta um aviso sério, mas em tom bem humorado (Foto: Reprodução) 
Antes de permitir que você acesse o about:config, Firefox apresenta um aviso sério, mas em tom bem humorado (Foto: Reprodução)

Faça backup das configurações
Antes de sair por aí editando o navegador, é legal fazer backup das configurações que você usa no momento. Isso evita dor de cabeças no que pode ser um longo processo de eliminação até descobrir exatamente qual alteração você não gostou.
Acesse o menu de configurações e depois clique no botão de ajuda (Foto: Reprodução) 
Acesse o menu de configurações e depois clique no botão de ajuda (Foto: Reprodução)
Para realizar o backup, é fácil: clique no menu, como mostra a imagem.
No menu ajuda, escolha a opção Dados Para Suporte (Foto: Reprodução) 
No menu ajuda, escolha a opção Dados Para Suporte (Foto: Reprodução)
Na aba que o navegador abrirá, encontre o campo Pasta do Perfil e clique em abrir pasta. Seu computador abrirá uma pasta e você terá de localizar o arquivo prefs.js.
Clique em Abrir Pasta para localizar o arquivo com as configurações salvas (Foto: Reprodução)Clique em Abrir Pasta para localizar o arquivo com as configurações salvas (Foto: Reprodução)
Copie esse arquivo e guarde a cópia em lugar seguro: ele armazena as configurações de uso do seu navegador e você pode usar essa cópia para restaurar o seu navegador.
Encontre o arquivo prefs.js e faça uma cópia em local seguro (Foto: Reprodução) 
Encontre o arquivo prefs.js e faça uma cópia em local seguro (Foto: Reprodução)
Agora, você pode mexer nas configurações com mais tranquilidade.

1- Abrir resultados de busca em nova aba
Sempre que realizar uma pesquisa na caixa de buscas do Firefox, ele apresenta os resultados na aba que está ativa. Se você acessar o about:config e pesquisar por browser.search você pode alterar esse comportamento, fazendo com que suas buscas sejam apresentadas sempre em uma nova aba.
Para acessar as configurações especiais, digite about:config na barra de endereços e use a caixa de busca para encontrar cada uma das definições (Foto: Reprodução) 
Para acessar as configurações especiais, digite about:config na barra de endereços e use a caixa de busca para encontrar cada uma das definições (Foto: Reprodução/Filipe Garett)
Como alterar: Localize o browser.search, selecione, e na coluna Valor, mude para true.

2- Abrir novas abas no fim
Por padrão, ao clicar em um link de uma página, que abre uma nova aba, essa aba acaba sendo aberta logo em seguida daquela em que você está navegando. Se você prefere que todas as novas abas sejam abertas sempre no final da lista, há um atributo que pode te ajudar.
Como alterar: na página about:config, procure por browser.tabs.insertRelatedAfterCurrent. Quando encontrar, mude o campo Valor de true para false.

3- Acabar com o delay na hora de instalar plugins
Por segurança, o Firefox tem um pequeno delay quando você deseja instalar um novo plugin no navegador. Se você não gosta disso, é possível acabar com esse atraso. Vale lembrar que, nesse caso, essa alteração é mais indicada para quem sabe o que está fazendo quando adiciona um add-on ao navegador.
Como alterar: na página about:config, localize security.dialog_enable_delay. No campo valor, há o número 1000. Mude a entrada para 0.

4- Ativar pré-visualização de abas

Com essa configuração, você terá uma ideia do que cada aba apresenta, antes de alternar entre elas. Funciona como a pré-visualização de janelas do Windows, quando você pressiona o atalho ALT + TAB.
Como alterar: localize browser.ctrlTab.previews na página config e altere o valor para true.

5- Aumentar a economia de banda
O Firefox dispõe de um recurso interessante, que basicamente prevê quais links você deve clicar em cada página. Com essa informação, o navegador inicia a leitura de cada endereço, antes mesmo de você acionar o link. O recurso aumenta a velocidade da navegação, mas consome banda, o que pode ser ruim para quem navega com conexões mais lentas. Se você quiser, pode desligar o recurso.
Como alterar: localize a entrada network.prefetch-next e depois mude o valor para false.

6- Melhorar o desempenho
É possível alterar o número de conexões que o Firefox estabelece com servidores. Procure por network.http.max-connections. Se o número de conexões estiver setado em 256, deixe assim. Caso o valor seja inferior, você pode aumentar para 256.

Outra possibilidade é alterar o valor de conexões persistentes por servidor. Localize network.http.max-persistent-connections-per-server. Normalmente, o valor padrão é de 6. Caso deseje alterar, o ideal é que você não passe de 8.

7 – Desative as caixas de informação
Toda vez que você passa o cursor sobre um botão do navegador, ou sobre uma aba, é apresentada uma caixa com informações sobre o conteúdo da aba ou botão. Caso deseje desligar, procure por browser.chrome.toolbar_tips e altere o valor para false.
FONTE: techtudo.com.br
Read More