Biologia - Guia de Profissões

Estudar os seres vivos e a forma como eles interagem é a missão do biólogo. "O graduado em Ciências Biológicas, tanto o bacharel como o licenciado, é um cientista que atua no âmbito do estudo da vida em todos os seus níveis, compreendendo a diversidade, a estrutura, o funcionamento, a evolução e as interações ecológicas dos seres vivos", explica a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUCRS), Guendalina Turcato Oliveira.
A faculdade, que dura quatro anos, reúne disciplinas como ecologia, biodiversidade e até geologia. Para bacharéis e licenciados, o estágio supervisionado é obrigatório.
Mercado - O biólogo pode atuar em órgãos públicos ou na iniciativa privada, inclusive como prestador de serviços. A área mais comum de atuação é na licenciatura, como professor, mas a maioria dos formados acaba completando ambas graduações. "Normalmente, o licenciado obtém registro junto ao Conselho de Biologia podendo assim, desempenhar as funções de Biólogo além de poder atuar no ensino fundamental e médio", diz Guendalina.
Como biólogo, o profissional pode trabalhar como pesquisador, consultor, perito, elaborador, executor e supervisor de ações nas áreas da saúde humana e coletiva, saneamento, controle de pragas, conservação de recursos naturais, preservação do meio ambiente, melhoramento genético, biotecnologia e engenharia genética e análise de impacto ambiental. O Conselho de Biologia prevê diferentes pisos para a categoria, conforme a graduação atingida. Para o graduado sem pós-graduação, a base salarial é R$ 1.778.
É pra você? - A coordenadora da PUCRS afirma que o biólogo deve ter, antes de tudo, interesse pela ciência da vida. Outras características desejáveis para o futuro profissional são curiosidade, senso critico, gosto pela leitura e capacidade de observação.
O que vem por aí - O crescente interesse pela sustentabilidade vem ampliando o mercado. "A área ligada ao meio ambiente e principalmente, à responsabilidade ambiental deve crescer muito em face das preocupações globais de conservação do planeta", afirma Guendalina. "Podemos destacar também a área da saúde, como células-tronco, genômica, biotecnologia para medicamentos e para agricultura, além da área forense", enumera.
Diferencial - Para a coordenadora do curso, a faculdade exige seriedade, muito estudo e leitura de livros técnicos e trabalhos científicos, especialmente de textos em inglês. Guendalina também sugere que o aluno aproveite o tempo da graduação para conhecer as diferentes áreas de atuação do biólogo e procure ter um domínio de todas as áreas, "pois a interdisciplinaridade é inevitável para a compreensão dos processos biológicos". 


Related Posts
Previous
« Prev Post