Os 10 Mandamentos para a Sanidade de Seu Computador

1. Não faça suposições. Arrume algum tempo para aprender sobre como proteger seu sistema.

2. Adquira e utilize um programa antivírus confiável. Escolha um antivírus que possua um registro de atividades consistente. Assinale; AV-Test.org e TuV estão entre os mais respeitados testadores de software antivírus independentes.
3. Adquira e utilize uma solução de firewall confiável. Novamente reviewers [críticos] independentes são sua melhor aposta para escolhas razoáveis. Alguns sistemas operacionais vêm com um firewall que somente filtra o tráfego de entrada. Utilize um firewall que possa controlar ambos os sentidos (entrada e saída) do tráfego na internet.
4. Não abra e-mails de origem desconhecida ou de fontes suspeitas. Muitos vírus se propagam em mensagens de e-mail então por favor peça uma confirmação do remetente caso tenha qualquer dúvida.
5. Não abra os anexos das mensagens contendo assuntos suspeitos ou inesperados. Caso queira abri-los, primeiro salve-os no seu disco rígido e então os examine com um programa antivírus atualizado.
6. Exclua qualquer corrente de e-mails ou mensagens indesejadas. Não as encaminhe ou responda a seus remetentes. Estes tipos de mensagens são considerados spam, porque não foram solicitados e, são indesejáveis e sobrecarregam o tráfego na internet.
7. Em tarefas de desktop, evite a instalação de serviços e aplicativos que não sejam necessários nas operações do dia-a-dia, como a transferência de arquivos e servidores de compartilhamento de arquivo, servidores de desktop remotos e seus semelhantes. Certos programas são potenciais ameaças, e não devem ser instalados caso não sejam absolutamente necessários.
8. Atualize seu sistema e aplicativos sempre que possível. Alguns sistemas operacionais e aplicativos podem ser configurados para serem atualizados automaticamente. Utilize ao máximo essa facilidade. A falha na aplicação dos patchs [pacotes de correção] com suficiente freqüência em seu sistema pode deixá-lo vulnerável à ameaças as quais já existam correções.
9. Não copie nenhum arquivo caso não conheça ou não confie em sua fonte. Verifique a fonte (procedência) dos arquivos baixados e certifique-se que um programa antivírus já os tenha verificado em suas fontes.
10. Faça backups de arquivos pessoais importantes (correspondência, documentos, fotos e coisas do tipo) regularmente. Armazene estas cópias em mídia removível como em CDs ou DVDs. Mantenha seu arquivo em um local diferente daquele que está em seu computador.

Related Posts
Previous
« Prev Post