A economia não avançou tanto quanto o Governo esperava este ano e
2014 se aproxima carregado de incertezas. No mercado de trabalho,
entretanto, algumas áreas despontam com oportunidades de crescimento,
parte delas diretamente atreladas à tecnologia. Reproduzimos abaixo 8
das 40 profissões mais promissoras para o ano que vem na opinião de
recrutadores de 14 consultorias ouvidas pela Exame.com.
1 – Analista e gerente de TI
Responsáveis pela implantação, acompanhamento e gestão de ferramentas
e sistemas eletrônicos em todas as áreas de uma empresa. Formação na
área de TI, engenharia ou áreas correlatas.
2 – Gerente e coordenador comercial de tecnologia
Cuida do mercado de aplicativos móveis, que está em franca expansão,
identificando parceiros e patrocinadores e zelando pela qualidade da
marca. Formação com perfil comercial, além de conhecimento técnico.
3 – Cientista de dados
O profissional do futuro, segundo a IBM.
Interpreta o emaranhado de informações que chegam pelos sistemas de
computadores e os coloca em contextos em linha com a estratégia da
empresa. Formação em estatística com domínio das ferramentas de análise
de dados.
4 – Analista de infraestrutura de computação em nuvem
Define os melhores hardwares e softwares para a execução do trabalho
de forma funcional. Formação em cursos ligados à área de tecnologia, sem
especificações.
5 – Analista/Consultor Funcional SAP (diversos módulos)
Analisa sistemas e processos de negócios, customização e
parametrização na gestão corporativa. Há escassez de profissionais
especializados, segundo a pesquisa. Formação em áreas de tecnologia e
intimidade com projetos do sistema SAP.
6 – Arquiteto de TI
Desenha e escolhe os padrões de arquitetura de sistemas, integração,
organização e estruturação de processos e subsistemas. Além da formação
em cursos na área de tecnologia, é desejável ter experiência em
arquitetura corporativa.
7 - Profissional de TI especializado em e-commerce
O comércio eletrônico brasileiro deve crescer até 30% ante 2012 e
registrar faturamento de R$ 30 bilhões. Para suportar a demanda, o setor
precisa de profissionais capazes de desenvolver plataformas que
suportem o grande volume de compras online. A formação abrange os cursos
de TI e áreas relacionadas.
8 – Especialista de marketing com ênfase em redes sociais
Administra a marca na internet e cuida de sua imagem por meio de
campanhas de marketing e outras formas de interação com os consumidores.
A formação compreende cursos de comunicação - jornalismo e propaganda -
e administração e marketing.
FONTE: Olhar Digital