18 Melhores Plugins WordPress (Grátis) Que Não Podem Faltar Em Um Blog

Plugins são responsáveis por praticamente tudo em um blog, mas quais são os melhores plugins wordpress para o seu negócio? 
Bem, cada negócio é um caso diferente e vai depender do que você está buscando no momento.
Se está buscando mais interação das pessoas através das redes sociais, então vai precisar de um plugin com essa funcionalidade, se precisa adicionar um formulário de captura no header (cabeçalho) do blog, então vai precisar de um plugin para tal função e assim por diante.
Aqui no Conquista Digital praticamente tudo que você vê e até o que você não vê é resultado de plugins.
Desde plugins para otimizar conteúdo e imagens, até plugins para compartilhamento em redes sociais como esse que você pode perceber quando seleciona um pedaço do texto e quanto solta o mouse percebe que pode compartilhar essa parte do texto que selecionou em sua rede social preferida.
É praticamente impossível manter um blog sem a utilização de plugins, mas qual plugin instalar? Essa é a pergunta que todos se fazem quando iniciam um blog. 
Continue aqui nesse artigo, pois vou te mostrar 18 melhores plugins wordpress (gratuitos) que não podem faltar em um blog.

1 – Special Recent Posts

Special Recent PostsEsse plugin cria um Widget que mostra uma relação de posts mais recentes na barra lateral do blog (sidebar). 
Acompanhado de miniaturas fica muito mais visual e atraente aos olhos do visitante, aumentando as chances serem vistos e clicados,  mantendo o leitor por mais tempo navegando entre os artigos do blog, o que é bom tando para o leitor quanto para indexação do seu conteúdo. 
Link para baixar o plugin Special Recent Posts
2 – WordPress Popular Posts
Wordpress Popular Posts
Como o seu nome já diz, o plugin WordPress Popular Posts, mostra uma relação de posts mais visitados do blog, deixando assim visível posts que podem ser de interesse do seu visitante. 
Talvez seja melhor escolher entre mostrar posts mais recentes (special Recent Posts) ou posts mais visitados como esse. Tudo deve ser feito pensando em como o leitor vai aproveitar mais o conteúdo do blog e como esse conteúdo fica mais agradável aos olhos do leitor. Teste sempre e invista no plugin que mais converte.
Link para baixar o plugin WordPress Popular Posts

3 – WordPress Seo by Yoast

Wordpress Seo by yoast
Esse é sem dúvida um dos melhores plugins wordpress da atualidade.
Ele possui várias funcionalidades, mas a principal delas é auxiliar na otimização de conteúdos, mostrando o que pode ser melhorado em cada artigo ou página criada, buscando a otimização para os mecanismos de busca.
Com o plugin instalado basicamente você determina a palavra chave a ser trabalhada no artigo ou página, escreve o conteúdo e o plugin vai fazer uma análise e dizer o que pode ser melhorado. 
É uma verdadeira mão na roda na hora de otimizar seu blog. 
Veja aqui um artigo que fiz mostrando como instalar o plugin WordPress Seo by Yoast

4 - W3 Total Cache

W3 Total Cache
O W3 Total Cache ajuda no desempenho do blog, reduzindo bastante o tempo de carregamento da página o que melhora e muito a experiência do usuário já que ninguém gosta muito de ficar esperando a boa vontade de um blog carregar uma página icon smile
É incompatível com qualquer outro plugin de cache, portanto de for instalar é bom certificar-se de ter removido qualquer outro plugin de cache do seu blog. 
Link para instalar o plugin W3 total Cache

5 –  Seo Friendly images

Seo Friendly images
É responsável pela otimização das imagens adicionando automaticamente “alt” e “tittle” em todas elas, evitando de você perder tempo fazendo essa função manualmente em cada imagem e ajudando na indexação das mesmas.
Uma vez que o Google não lê imagens, a opção “alt”  faz a função de dizer ao google do que se trata essa imagem, fazendo com que ela seja encontrada através de uma busca orgânica.
Já o “tittle” ajuda o leitor saber do que se trata ao posicionar o mouse em cima da imagem.
É um recurso que vai ajudar seu conteúdo ser encontrado pelos mecanismos de busca e também ajudar os usuários a ter uma boa experiência de navegabilidade no seu blog. 
Link para baixar o plugin Seo Friendly Images

6 –  Shortcode Pro

Shortcode Pro
Permite criar e adicionar um botão no editor de textos do wordpress, facilitando a inclusão de formulários de captura ou banners no meio dos artigos, sem precisar pegar o código html de cada um e inserir manualmente.
Basta adicionar o código html desejado e inserir uma imagem para que seja criado um novo botão na barra edição, permitindo a inclusão de um formulário de captura ou banner com um só clique, bastando deixar o cursor piscando onde quer adicionar tal código e clicar no botão que acabou de criar. 
Mais um recurso simples, prático e que ajuda a otimizar seu tempo, afinal tempo é dinheiro icon smile
Link para baixar o Plugin  Shortcodes Pro

7 - WP Insert

WP Insert
O plugin Wp Insert é uma mão na roda na hora de inserir banners ou formulários em todas as páginas e posts de uma só vez. 
Possui várias opções de locais como:
  • Acima dos posts 
  • Abaixo dos posts
  • No meio do posts
  • No lado direito dos posts
  • No lado esquerdo dos posts
 É ótimo para promover produtos e serviços ou ainda capturar contatos. 
Link para baixar o plugin Wp Insert

8 – Impact Template Editor

Impact Template Editor
Permite instalar uma página de captura por blog. É uma ótima opção para quem procura uma solução gratuita.
Possui várias formas de configurações como adição e imagem de fundo personalizada, inclusão do formulário de captura ,textos, permite incluir ou não uma sidebar (barra lateral) entre outros. 
Link para baixar o plugin Impact Template Editor

9 – Magic Action Box

Magic Action Box
Permite adicionar box de captura acima e abaixo dos posts e também cria belas janelas PopUp semelhantes ao PopPup Domination.
Está aí uma ótima forma de captação de contatos para seu blog.
Link para baixar o plugin Magic Action Box

10 – Official Markerly Widget

Official Markerly Widget
Esse é um dos plugins que mais gosto aqui no blog Conquista Digital.
Ele permite que o usuário selecione partes do texto ou imagens e compartilhe na rede social de sua preferência.
Experimente selecionar alguma parte de texto que você acha interessante nesse artigo e veja o que acontece quando soltar o mouse.
O mesmo ocorre quando passar o mouse na parte superior de qualquer imagem do blog.
Aproveite para compartilhar e ver como funciona icon smile
Link para baixar o plugin Official Markerly Widget

11 -Exec – PHP

Exec PHP
Permite a execução de códigos php em artigos, páginas e na sidebar. 
De fácil instalação, aparentemente não muda nada no blog, apenas permite a execução de códigos php.
É simples, prático e muito útil para qualquer blog. 
Link para baixar o plugin  Exec – PHP

12 – Widget Logic

Widget Logic
Esse plugin eu chamo de mágico, isso porque ele permite que você escolha em quais páginas e posts um determinado widget pode ou não aparecer. 
Ideal para quem trabalha com programa de afiliados e quer disponibilizar determinado banner da sidebar somente para aquele post em específico ou simplesmente quer eliminar qualquer banner de um determinado post. 
Link para baixar o plugin Widget Logic

13 – OnePress Social Locker 

OnePress Social Locker
Definitivamente as redes sociais estão tomando conta da internet, então porque não utiliza-las para propagar seu conteúdo?
O plugin OnePress Social Locker é um dos melhores plugins wordpress gratuitos com a função de disponibilizar determinado conteúdo como E-book ou Vídeos em troca de curtidas nas redes sociais. 
O conteúdo é disponibilizado imediatamente após o leitor curtir sua página em uma rede social. 
É mais uma opção grátis e profissional para ajudar a propagar seu blog através das redes sociais. 
Link para baixar o plugin OnePress Social Loker

14 – Akismet

Askimet
O Akismet á vem integrado com o wordpress, bastando se registrar para conseguir a chave de api askimet e receber os benefícios de afastar spam em comentários do seu blog. 
Indispensável para evitar complicações causadas por spammers. 
Link para baixar o plugin Akismet

15 – Responsive Select Menu 

Responcive Select Menu
Deixa o menu do blog adaptável para aparelhos móveis como smartphones e tablets, permitindo um experiência mais confortável do visitante em questões relacionadas a melhor navegabilidade.
A cada dia que passa mais e mais usuários acessam a internet através de dispositivos móveis, e ter o cuidado de  melhorar a experiência desses usuários vai garantir com que ele fique por mais tempo navegando pelo conteúdo do blog, possibilitando com que se inscreva ma sua lista de emails por exemplo. 
Link para baixar o plugin Responsive Select Menu

16 – Contact Form 7

Contact form 7
Insere um formulário de contato no blog e permite que os leitores possam se comunicar com você através de mensagens que serão entregues em um email pré determinado por você. 
É uma forma de gerar mais engajamento com o público e manter uma relação de confiança com as pessoas que te seguem. 
Veja o formulário de contatos do Conquista Digital. 

17 – Pretty Link 

Pretty Link Lite
Permite transformar links de afiliados, que são um tanto quanto feios e complicados em links bonitos e mais confortáveis aos olhos do leitor, tornando seu trabalho muito mais profissional. 
Além disso o Pretty Link permite acompanhar a quantidade de cliques recebidos possibilitando mensurar os resultados e analisar onde vale mais a pena investir seus esforços. 
 Veja aqui o artigo onde ensino a instalar e utilizar o plugin Pretty Link

18 -Tiny MCE Advanced

Tiny MCE Advanced
Definitivamente o editor de textos nativo do wordpress está longe de ser completo, mas fique tranquilo, pois esse problema tem solução. 
O plugin TinyMCE Advanced adiciona vários botões com funções avançadas em seu editor, como o tipo, tamanho e cor da fonte, inserção de tabelas entre outros. 
É ótimo para otimizar seus conteúdos, deixando muito mais agradável aos olhos do leitor, permitindo com que ele se sinta a vontade para permanecer por mais tempo navegando no blog. 
Veja aqui como instalar e utilizar o plugin Tiny MCE Advanced em poucos minutos. 
Conclusão:
Os plugins são capazes de fazer verdadeiros milagres em um blog, possibilitando alavancar negócios online. 
Mas para alcançar mais resultados você vai precisar analisar o seu mercado, para saber como e quais plugins utilizar para obter maiores resultados. 
Esses são os 18 mellhores plugins wordpress que eu considero os mais importantes para quem tem blogs voltados ao marketing digital ou internet marketing: 
  • 1 – Special Recent Posts
  • 2 – WordPress Popular Posts
  • 3 – wordpress Seo by Yoast
  • 4 – W3 Total Cache
  • 5 – Seo Friendly Images
  • 6 – Shortcode Pro
  • 7 – WP Insert
  • 8 – Impact Template Editor
  • 9 – Magic Action box
  • 10 – Official Markerly Widget
  • 11 – Exec – PHP
  • 12 – Widget Logic
  • 13 – OnePress Social Locker
  • 14 – Askimet
  • 15 – Responsive Select Menu
  • 16 – Contact Form 7
  • 17 – Pretty Link
  • 18 – TinyMCE Advenced
Existem plugins para praticamente tudo que você imaginar em um blog, então se tem algo a mais que você está precisando e não está aqui nessa lista que mencionei, basta visitar owordpress.org e fazer uma pesquisa icon smile
Agora que você já sabe quais os plugins que não podem ficar de fora do seu blog wordpress, você pode clicar aqui para assistir uma aula gratuita sobre comogerar vendas diárias de maneira automática, através de um sistema de vendas online. 
FONTE: conquistadigital.com.br

Related Posts
Previous
« Prev Post