Lista tem 7 configurações about:config do Firefox que ajudam o usuário

Quem usa o Mozilla Firefox pode explorar algumas configurações avançadas, que ficam mais escondidas do usuário. Para acessá-las, basta que você digite, na barra de endereços, o comando "about:config", sem as aspas. O navegador, então, apresentará as configurações escondidas e valiosas.

Atalhos do Mozilla (Foto: Arte/TechTudo) 
Confira lista de configurações about:config que ajudam o usuário (Foto: Arte/TechTudo)
Agora, vamos conhecer sete ferramentas bacanas presentes nesse menu especial do Mozilla Firefox.
Antes de permitir que você acesse o about:config, Firefox apresenta um aviso sério, mas em tom bem humorado (Foto: Reprodução) 
Antes de permitir que você acesse o about:config, Firefox apresenta um aviso sério, mas em tom bem humorado (Foto: Reprodução)

Faça backup das configurações
Antes de sair por aí editando o navegador, é legal fazer backup das configurações que você usa no momento. Isso evita dor de cabeças no que pode ser um longo processo de eliminação até descobrir exatamente qual alteração você não gostou.
Acesse o menu de configurações e depois clique no botão de ajuda (Foto: Reprodução) 
Acesse o menu de configurações e depois clique no botão de ajuda (Foto: Reprodução)
Para realizar o backup, é fácil: clique no menu, como mostra a imagem.
No menu ajuda, escolha a opção Dados Para Suporte (Foto: Reprodução) 
No menu ajuda, escolha a opção Dados Para Suporte (Foto: Reprodução)
Na aba que o navegador abrirá, encontre o campo Pasta do Perfil e clique em abrir pasta. Seu computador abrirá uma pasta e você terá de localizar o arquivo prefs.js.
Clique em Abrir Pasta para localizar o arquivo com as configurações salvas (Foto: Reprodução)Clique em Abrir Pasta para localizar o arquivo com as configurações salvas (Foto: Reprodução)
Copie esse arquivo e guarde a cópia em lugar seguro: ele armazena as configurações de uso do seu navegador e você pode usar essa cópia para restaurar o seu navegador.
Encontre o arquivo prefs.js e faça uma cópia em local seguro (Foto: Reprodução) 
Encontre o arquivo prefs.js e faça uma cópia em local seguro (Foto: Reprodução)
Agora, você pode mexer nas configurações com mais tranquilidade.

1- Abrir resultados de busca em nova aba
Sempre que realizar uma pesquisa na caixa de buscas do Firefox, ele apresenta os resultados na aba que está ativa. Se você acessar o about:config e pesquisar por browser.search você pode alterar esse comportamento, fazendo com que suas buscas sejam apresentadas sempre em uma nova aba.
Para acessar as configurações especiais, digite about:config na barra de endereços e use a caixa de busca para encontrar cada uma das definições (Foto: Reprodução) 
Para acessar as configurações especiais, digite about:config na barra de endereços e use a caixa de busca para encontrar cada uma das definições (Foto: Reprodução/Filipe Garett)
Como alterar: Localize o browser.search, selecione, e na coluna Valor, mude para true.

2- Abrir novas abas no fim
Por padrão, ao clicar em um link de uma página, que abre uma nova aba, essa aba acaba sendo aberta logo em seguida daquela em que você está navegando. Se você prefere que todas as novas abas sejam abertas sempre no final da lista, há um atributo que pode te ajudar.
Como alterar: na página about:config, procure por browser.tabs.insertRelatedAfterCurrent. Quando encontrar, mude o campo Valor de true para false.

3- Acabar com o delay na hora de instalar plugins
Por segurança, o Firefox tem um pequeno delay quando você deseja instalar um novo plugin no navegador. Se você não gosta disso, é possível acabar com esse atraso. Vale lembrar que, nesse caso, essa alteração é mais indicada para quem sabe o que está fazendo quando adiciona um add-on ao navegador.
Como alterar: na página about:config, localize security.dialog_enable_delay. No campo valor, há o número 1000. Mude a entrada para 0.

4- Ativar pré-visualização de abas

Com essa configuração, você terá uma ideia do que cada aba apresenta, antes de alternar entre elas. Funciona como a pré-visualização de janelas do Windows, quando você pressiona o atalho ALT + TAB.
Como alterar: localize browser.ctrlTab.previews na página config e altere o valor para true.

5- Aumentar a economia de banda
O Firefox dispõe de um recurso interessante, que basicamente prevê quais links você deve clicar em cada página. Com essa informação, o navegador inicia a leitura de cada endereço, antes mesmo de você acionar o link. O recurso aumenta a velocidade da navegação, mas consome banda, o que pode ser ruim para quem navega com conexões mais lentas. Se você quiser, pode desligar o recurso.
Como alterar: localize a entrada network.prefetch-next e depois mude o valor para false.

6- Melhorar o desempenho
É possível alterar o número de conexões que o Firefox estabelece com servidores. Procure por network.http.max-connections. Se o número de conexões estiver setado em 256, deixe assim. Caso o valor seja inferior, você pode aumentar para 256.

Outra possibilidade é alterar o valor de conexões persistentes por servidor. Localize network.http.max-persistent-connections-per-server. Normalmente, o valor padrão é de 6. Caso deseje alterar, o ideal é que você não passe de 8.

7 – Desative as caixas de informação
Toda vez que você passa o cursor sobre um botão do navegador, ou sobre uma aba, é apresentada uma caixa com informações sobre o conteúdo da aba ou botão. Caso deseje desligar, procure por browser.chrome.toolbar_tips e altere o valor para false.
FONTE: techtudo.com.br

Related Posts
Previous
« Prev Post