Eu trabalho com microcomputadores há muitos anos. Comecei com um TK-82, um micro pré-histórico que existiu antes dos PCs e que usava uma TV como “monitor”. Depois apareceram o PC-XT e o PC-AT, máquinas muito potentes para a época de seu lançamento. Nesses primeiros PCs, HD era um artigo de luxo! Eu organizava meus programas e arquivos de dados usando disquetes.
Com o avanço da tecnologia, os HDs passaram a fazer parte de todas os micros. No início, os sistemas operacionais e os programas eram poucos e não ocupavam muito espaço no HD. Gerenciar os arquivos de dados no computador ainda era bastante fácil. Programas como o XTreeGold fizeram história e funcionavam muito bem criando diretórios (pastas) e organizando os nossos dados.
Atualmente estamos vivendo uma época de explosão de conteúdo. Filmes, músicas, textos etc. “entopem” nossos micros. Os sistemas operacionais tentam organizar nossos arquivos de dados criando pastas como “Meus Documentos”, etc. Porém sistemas operacionais como Windows XP, Vista, etc. concentram toda a informação um uma única partição no disco rígido. Pode parecer mais simples para o usuário, mas com certeza não é a melhor solução.
Em minha opinião, um usuário organizado deve ter, pelo menos, duas partições no disco rígido: uma para programas e sistema operacional e outra para os arquivos de dados. Se tiver dois HDs separados, melhor ainda! E a explicação é simples: se tudo estiver em uma só partição, quando houver algum tipo de problema na máquina, os famosos “técnicos formatadores” vão formatar a partição única e, muitas vezes, os arquivos de dados serão perdidos. Se houver uma partição separada só para os dados, o usuário terá maior facilidade de guardar suas informações (backup) se protegendo dos “técnicos formatadores”.
Assim, para organizar melhor os nossos arquivos de dados devemos executar pelo menos dois passos: 1) Criar uma nova partição no HD para receber os arquivos de dados (“Meus Documentos” e outros) e 2) Mover os arquivos de dados para esta partição, além de configurar os programas (Office, e-mail, etc.) para gravar os arquivos de dados nesta partição.
Mas como criar uma nova partição no HD se o mesmo possuir apenas uma partição única (C:)? Bem para isto vamos precisar de um programa que manipule partições. Existem vários programas comerciais que executam operações com partições. Mas eu selecionei um programa “freeware” que atende perfeitamente às necessidades da maioria dos usuários. Trata-se do EASEUS Partition Manager Home que pode ser baixado aqui.
Na primeira parte desse artigo vou ensinar como usar o EASEUS para criar uma partição de dados em um HD que tem apenas uma partição. Se você já tem mais de uma partição exclusiva de dados no seu micro, aguarde o artigo da semana que vem, onde vou ensinar como mover seus dados para essa partição. Senão, vai precisar do EASEUS Partition Manager Home. A instalação do programa (que está em inglês) é bastante simples do tipo: next > next > finish. Depois de instalado e executado deve aparecer uma tela, que mostra a única partição do disco. Um detalhe: o Windows Vista permite o redimensionamento da partição através da opção “Gerenciamento do Disco”, mas o Windows XP não tem essa função e por isso usamos o EASEUS.
Para podermos organizar o disco rígido criando uma nova partição e movendo os arquivos de dados para ela, é preciso que exista um espaço razoável para a partição. E esse espaço depende muito do tamanho de seu HD e dos seus dados. Eu sugiro que se use pelo menos 1/3 da capacidade de um HD para sua partição de dados, mas esse valor pode variar de usuário para usuário.
Na tela inicial do EASUS, para criarmos uma nova partição devemos obedecer a sequencia:
- Clicar com o botão direito do mouse na partição única (C:) e escolher a opção “Resize/Move”.
- Na janela que aparecer, em “Partition Size” digitamos o tamanho (em Megabytes) da partição que desejamos criar e clicar OK. O EASUS vai mostrar uma tela onde existe uma área cinza designada por “Unallocated”.
- Clicar com o botão direito do mouse na área cinza (Unallocated) e escolher “Create” para criar a nova partição. Na janela que se abrir, clicamos em OK e finalmente no botão “Apply” da barra de menu do EASUS para aplicar as modificações.
- Confirmar a aplicação das modificações. (o EASEUS deverá reinicializar o micro)
Após o boot deveremos ter duas partições no HD, que receberão letras distintas (normalmente C: e E: se a letra D: estiver sendo usada pelo gravador de CD/DVD). A nova partição será utilizada para os dados. Uma boa idéia para identificação é chamar a partição de programas de SISTEMA e a partição para os arquivos de dados de DADOS.
Na primeira parte do artigo aprendemos como criar uma partição extra de modo a organizar melhor os dados no HD. Hoje vou ensinar como mover os arquivos de dados para a nova partição.
Com a nova partição criada, vamos transferir os arquivos de dados para ela. Antes, porém, podemos liberar algum espaço na partição C: (Sistema) colocando o arquivo de paginação ou troca (memória Virtual do Windows) na partição de dados e também desabilitando a hibernação (se não estiver usando este recurso, é claro).
Para desativar a hibernação no Windows XP basta entrar em “Opções de Energia” dentro do item “Desempenho e Manutenção” no Painel de Controle. No Vista a coisa é um pouco mais complicada. Clique com o botão direito do mouse no ícone do Prompt de Comando (em Acessórios) e escolha “Executar como Administrador”. Depois digite na linha de comando: powercfg -H off, seguido de ENTER.
Já para mover o arquivo de paginação o procedimento é muito parecido no XP e no Vista: Clique com o botão direito do mouse em “Computador”, escolha “Propriedades” e “Configurações Avançadas de Sistema” para entrar nas “Propriedades do Sistema”. Depois selecione a aba “Avançado” e no item Desempenho clique no botão “Configurações”. Selecione a aba “Avançado” e em “Memória Virtual” clique no botão Alterar. Depois é só desmarcar a opção de “Gerenciar automaticamente..”, Definir o disco C: como “Sem arquivo de paginação” e o disco E: como “Tamanho gerenciado pelo sistema”.
Dependendo da quantidade de memória do computador, o espaço em disco liberado pelos arquivos de paginação e hibernação é bastante significativo.
Nós queremos agora que os Documentos e arquivos de dados criados sejam movidos para a partição de Dados. No Windows Vista essa operação é ridiculamente simples. Basta seguir o roteiro:
- Entre no disco de Dados e crie uma pasta, por exemplo, “Arquivos do Abel”
- Use o Windows Explorer no disco de Sistema (C:) e procure por uma pasta que deve ter o seu nome ou o nome usado na instalação do Vista. Essa pasta deve possuir Várias “subpastas” (Contatos, Documentos, etc.)
- Selecione todas as subpastas, clique com o botão direito do mouse e escolha “Recortar”. Depois entre na pasta criada no número 1. e escolha “Colar”. Pronto! A partir de agora os Documentos, Contatos, etc. ficarão todos na pasta criada no disco de dados.
- Repita a operação para outras pastas (se existirem) e também para a pasta “Público”.
No caso do Windows XP, a operação é mais complicada. A única coisa simples é a mudança da pasta “Meus Documentos”. Neste caso, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta e escolher “Propriedades”. Depois clique no botão mover e escolha (ou crie) uma pasta na partição de dados para receber as informações de “Meus Documentos”. Todas as outras informações continuarão na partição de sistema, ou seja, na hora de fazer o backup dos dados no Windows XP, teremos que lembrar que os itens na Área de Trabalho, Contatos, Favoritos, etc. ainda estão na partição de sistema e devem ser guardadas no backup. Se usamos o Vista, a coisa é bem mais simples pois basta fazer backup da pasta de arquivos que já está no disco de dados.
Depois destas mudanças, quem usa Office (e a maioria dos aplicativos para PC) não precisa se preocupar onde vai gravar os arquivo gerados pelos programas. Basta guardar em “Documentos” ou “Meus Documentos” e eles serão salvos na partição de dados. Mas isso não ocorre com todos os aplicativos, ou seja, é importante verificar um a um os programas utilizados pois nem todos eles guardam automaticamente os seus arquivos de dados em “Documentos” etc. Os clientes de e-mail, por exemplo, costumam gravar os e-mails em pastas bem diferentes tais como: C:\Documents and Settings\Administrador\Configurações locais\Dados de aplicativos\Identities\{74C13565-4956-4409-97BE-EFA667725210}\Microsoft\Outlook Express. Mas, cada um destes programas, permite que possamos alterar o local onde os e-mails serão armazenados. Basta criar uma pasta na partição de dados e usar esta opção para mover todos os e-mails para esta pasta. Assim, se acontecer alguma coisa com a partição de sistema, eles estarão a salvo na partição de dados.