Symantec adverte: cuidado ao clicar em URLs curtas do Twitter

O serviço de URLs curtas faz bastante sucesso no Twitter. Como o espaço para escrever é pouco, 140 caracteres, resta economizar letras de qualquer jeito. Entretanto, este serviço já está sendo utilizado com outras intenções, como disseminador de vírus. Veja como acontece o ataque e como se prevenir!

Ontem, 24 de setembro de 2009, a empresa norte-americana de segurança Symantec recomendou que os usuários do Twitter tivessem muito cuidado ao clicar em URLs curtas. Serviços como o TinyURL e o Bit.ly, por exemplo, são considerados como os mais novos disseminadores de pragas, pois ocultam o verdadeiro domínio do site e dificulta a prevenção.
O usuário pode ser levado a um site falso e ser infectado por vírus, sem ter a mínima chance de evitar que isso aconteça. A prevenção é simples, basta clicar apenas em links de pessoas que você conheça ou seguir as dicas abaixo separadas pelo Superdownloads. Para entender como funciona exatamente o ataque, a desenvolvedora do Norton AntiVirus 2011 Em português Ouro fez um pequeno vídeo muito explicativo sobre este tipo de acontecimento.

Descubra a URL verdadeira

Porém, existe uma solução prática para não ser enganado. Se você utiliza o navegador Firefox, não importa a versão, basta instalar a extensão Long URL Please. Após a instalação, o navegador exibirá a verdadeira URL indicada no Twitter. A extensão suporta 73 tipos de URLs curtas e os principais serviços usados, como o TinyURL e Bit.ly, estão na lista. Veja esta imagem abaixo para entender como ficará. Clique na imagem para ampliá-la.



Fonte: Symantec

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/symantec-adverte-cuidado-clicar-urls-curtas-twitter.html#ixzz1DrHDmOTt

Related Posts
Previous
« Prev Post