Como instalar o Ruby on Rails 3 no Windows 7

A maioria dos acessos ao blog são de buscas por como instalar o Rails 3 no Windows 7. No entanto, acabam encontrando a versão 2.3 do Rails. Este post visa atender este público, os que desejam instalar o Rails 3. Comecemos conhecendo o roteiro:
  1. Instalar o Ruby
  2. Atualizar o RubyGems
  3. Instalar o Rails 3
  4. Instalar o MySQL (opcional)
  5. Instalar o SQLite3 (opcional)

Passo 1: Instalar o Ruby

Basta baixar o RubyInstaller e mandar bala. O RubyInstaller pode ser encontrado aqui: http://rubyinstaller.org/download.html. Digo que é mais simples porque não precisaremos compilar o código fonte e instalá-lo… Enquanto escrevo, as versões disponíveis para instalação do Ruby eram 1.8.7 e 1.9.2. Evite instalar o Ruby em uma pasta que contenha espaços, uma vez que isto pode trazer bastantes problemas.
Agora vamos colocar o Ruby no PATH do Windows. Procure, no Painel de Controle, pela tela de Propriedades do Sistema. Nesta tela, clique em ‘Variáveis de ambiente’ e, no bloco ‘Variáveis de sistema’, procure pela variável ‘Path’ e coloque no fim do campo valor o seguinte texto (não esqueça do ponto-e-vírgula) e confirme:
;C:\Ruby187\bin
Teste a instalação com o seguinte comando no prompt de comando:
ruby -v

Passo 2: Atualizar o Ruby Gems

Gems é o sistema de gerenciamento de pacotes utilizado pelo Ruby. Execute o seguinte comando para atualizar o Ruby Gems:
gem update --system
Deve levar uns minutinhos pra terminar.

Passo 3: Instalar o Rails

Enfim, chegou a hora de instalar o Rails. Novamente, no prompt de comando, digite o seguinte comando:
gem install rails --no-ri --no-rdoc
Vai demorar um bocado. Aproveite o tempo pra dar uma olhada no que pode ser feito com Rails. Recomendo o guia do Rails (http://guides.rubyonrails.org).
Pronto! Agora você já tem o suficiente para começar a programar! :) Na verdade, falta um banco de dados…

Passo 4: Instalar o MySQL

Instalar o MySQL é simples. Basa ir ao site mysql.com, baixar e instalar a versão mais recente. Simples de fazer e utilizar. Uma grande vantagem em usar o MySQL é o conjunto de ferramentas que dão suporte ao MySQL. Para quem não deseja utilizar o MySQL, o SQLite é uma boa saída.

Passo 5: Instalar o SQLite

Apesar de o Rails 2.3 estar configurado por padrão para utilizar o SQLite, é preciso instalar o ambiente para que funcione, já que nem o Windows nem o Rails trazem o SQLite consigo. Caso você decida utilizar o SQLite como sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) da sua aplicação, será preciso copiar alguns arquivos para o diretório bin onde o Ruby foi instalado, por exemplo, C:\Ruby187\bin\. Vá ao site sqlite.com e baixe os arquivos binários para Windows. Um se chama mais ou menos ‘sqlite-shell-win32-x86-3070500.zip’ e ou outro ’sqlite-dll-win32-x86-3070500.zip’. O primeiro arquivo contém um executável (.exe) utilizado para a manutenção do banco de dados (INSERT, UPDATE, CREATE, DROP, entre outros). O segundo arquivo possui um arquivo .def e uma DLL utilizada pelo Ruby quando o Rails faz chamadas ao banco de dados. Copie os três arquivos (.exe, .def e .dll) para a pasta bin onde o Ruby foi instalado.
Sua aplicação estará pronta para ser executada com o SQLite! Recomendo a extensão do Firefox “SQLite Manager” como cliente do banco. Quebra um ótimo galho :)

Fontes

FONTE: http://gregoriomelo.com/


Related Posts
Previous
« Prev Post