FreeNAS – Aproveitando aquele PC antigo para fazer um poderoso NAS


Introdução

A prática do upgrade não é tão habitual como já foi no início da popularização dos computadores. Quando um computador torna-se velho simplesmente o descartamos ou o deixamos parado sem utilidade alguma para então adquirirmos um modelo novo que atenda as novas necessidades. No entanto, estes computadores antigos muitas vezes podem ser aproveitados para diversas funções que não requerem grande poder computacional para serem realizadas, como um servidor de internet altamente gerenciável, compartilhar arquivos e impressoras pela rede, ou então um poderoso sistema de armazenamento na rede, um NAS.
FreeNAS
FreeNAS
Normalmente apenas entusiastas em tecnologia fazem uso de computadores antigos para estas funções, já que a instalação e configuração do equipamento não é algo simples e trivial. Facilmente é requerido conhecimento médio ou avançado em redes e Linux para seguir os tutoriais; as interfaces de gerenciamento padrões não são amigáveis, e quando existe alguma, a sua instalação também não é tão simples. Soma-se isso ao fato de existirem aparelhos comerciais que realizam quase todas estas funções por preços bastante acessíveis.
Mas há sempre uma exceção, e são os NAS. Até existem alguns NAS acessíveis, mas estes são bastante limitados, tanto em capacidade de armazenamento, como em desempenho e em funções. E por outro lado o FreeNAS também é uma exceção, é um sistema operacional, baseado em FreeBSD, que como o próprio nome sugere, é desenvolvido para a criação de um NAS.
O FreeNAS é grátis e não requer nenhum conhecimento avançado para sua configuração e instalação, que pode facilmente ser realizada em poucos minutos. Assim como os NAS comerciais o FreeNAS é totalmente gerenciável a partir de uma página WEB de interface muito amigável. Ou seja, se você é capaz de instalar e configurar um NAS comercial, você também é capaz instalar e configurar um computador com o FreeNAS.
Neste artigo vamos dar dicas e demonstrar como é possível utilizar o FreeNAS 7 e um PC antigo, como Pentium III, para a criação de um poderoso NAS capaz de competir com modelos comerciais, que no mercado formal custam facilmente acima de R$ 3.000,00.

Related Posts
Previous
« Prev Post