FreeNAS – Aproveitando aquele PC antigo para fazer um poderoso NAS


Montando o PC

Pelo fato do FreeBSD ser um sistema muito leve, o FreeNAS pode ser instalado em qualquer PC que tenha pelo menos 256MB de memória RAM e tenha pelo menos 128MB de espaço em disco disponível. Mas devemos salientar que nessas condições o desempenho do NAS provavelmente ficará comprometido, principalmente em acessos simultâneos (realizados por mais de um usuário). Para garantir um bom desempenho recomendamos pelo menos um PC equipado com processador Pentium III ou equivalente, equipado com pelo menos 512MB de memória RAM.
O FreeNAS na versão 8 tem requerimentos de hardware bem maiores, sendo pedidos pelo menos 4GB de memória RAM (com o recomendado em 6GB ou mais), ganhou alguns recursos interessantes como suporte a redes de 10 Gigabits e replicação remota, porém perdeu suporte a outros recursos que são muito interessantes, como servidor HTTP – para hospedagem de uma página pessoal –, servidor de Torrents – para downloads –, servidor de mídia DAAP (iTunes Server) – para compartilhamento da biblioteca de músicas. Por estes motivos vamos nos limitar a usar a versão 7 do FreeNAS, que continua sendo suportada pelos desenvolvedores e ainda mantém sua Wiki e seu fórum de discussões ativos.
Os PCs mais antigos nem sempre tem suporte a HDs SATA e ou a rede Gigabit, necessários para obter-se uma boa capacidade de armazenamento e uma boa taxa de transferência de arquivos, nesses casos você pode facilmente encontrar em lojas de informática controladoras SATA PCI, que permitem ligar até 4 HDs deste tipo em uma única placa, ou então controladoras de rede Gigabit PCI. Se a placa mãe não tiver slots PCI disponíveis você pode remover quase todas as outras placas plugadas nela, afinal, um NAS não precisa de placa de som, captura de vídeo, ou semelhantes.
Controladora SATA PCI
Controladora SATA PCI
Não é necessário que as controladoras SATA escolhidas sejam iguais ou tenham suporte a RAID (caso você deseje usar, o que é bastante recomendável), pois o FreeNAS oferece suporte a Software RAID para contornar estes problemas.
Agora a única coisa que falta são os HDs. Com o preço atual dos discos rígidos, o ideal é investir nos modelos entre 1TB e 2TB, que já são facilmente encontrados por valores entre R$ 200,00 e R$ 300,00 a unidade. Com 4 HDs de 1TB já conseguimos uma capacidade de armazenamento de 4TB, mais que suficiente para maioria dos usuários por longos anos. Se o seu volume de dados for maior, o ideal mesmo é partir para os modelos de 1.5TB ou 2TB, conseguindo 6TB ou 8TB de capacidade total de armazenamento com 4 discos. Vale lembrar que é possível instalar quantos discos forem capazes, desde que haja controladoras SATA suficientes.
Como em nosso artigo instalaremos a versão Flash do FreeNAS, é necessário que o PC suporte boot via USB e que se tenha disponível um PenDrive de pelo menos 128MB, apenas para armazenar os arquivos de boot do FreeNAS.
Com o PC e os discos em mãos é só partir para instalação e configuração do FreeNAS.



Related Posts
Previous
« Prev Post