Material de Computação Gráfica e OpenGL


Dicas da lista de discussão dos alunos de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará.

Muita gente tem problemas ao iniciar os estudos em Computação Gráfica. Tanto pela dificuldade com a teoria quanto na hora de implementar os algoritmos/funções em alguma linguagem específica. Em C, principalmente, muitos têm dificuldade ao fazer a ligação correta dos programas com  as bibliotecas específicas.



Uma das APIs mais utilizadas (acho que tanto pela qualidade quanto pelo fato de ser livre e multiplataforma) é a Open Graphics Library, ou OpenGL. E os links abaixo são relacionados ao uso dessa ferramenta, juntamente com o conhecimento necessário para a Computação Gráfica.

Em português, temos o excelente site da profa. Isabel Harb Manssour, da Faculdade de Informática da PUC-RS, de Introdução à OpenGL:
http://www.inf.pucrs.br/~manssour/OpenGL/Tutorial.html



Não conheço o livro dela (imagem ao lado), mas como ele é uma extensão desse material da internet, acredito que também deva ser muito bom.

OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva
Marcelo Cohen; Isabel Harb Manssour
Editora Novatec, 2006




Outras dicas, em inglês, são:

O tutorial de OpenGL do Swiftless Tutorials (tutoriais para programação de Jogos e Computação Gráfica)
http://www.swiftless.com/opengltuts.html

SDL com OpenGL 2.1, do Lazy Foo
http://www.lazyfoo.net/SDL_tutorials/lesson36/index.php

Alguns exemplos de OpenGL com Qt, no TrollTech (Nokia)
http://doc.trolltech.com/4.6/examples-opengl.html
Material de Tópicos Especiais em Computação Gráfica, do prof. Márcio Sarroglia Pinho
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/TCG/ApoioTCG.htm


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