Todo mundo já passou por problemas com a conexão Wi-Fi. Quando a dificuldade não é a lentidão, a rede está abarrotada de pessoas, e nada funciona como deveria. A salvação, nesses casos, é encontrar um ponto de rede por cabo e terminar seus downloads e demais tarefas sem complicação.
No entanto, um problema desagradável costuma acontecer. Quando você conecta a rede por cabo, a velocidade continua sendo a da conexão Wi-Fi. Uma solução para isso é desligar o adaptador wireless do computador, mas nem sempre as coisas são tão fáceis. Em alguns notebooks, ao desligar o dispositivo sem fio, a placa de rede comum também fica offline.
Para sanar esse problema e deixar a conexão física como preferencial no seu PC, fique atento para as nossas dicas e não esquente mais a cabeça com isso.
Passo 1
Faça a combinação de teclas Windows + R. Na pequena janela aberta, digite o comando ncpa.cpl e pressione Enter.

Passo 2
Feito isso, uma janela com as suas conexões de rede será aberta. Agora, você precisa pressionar Alt para revelar uma barra de menus no Windows Explorer. Nessa nova barra, selecione a alternativa “Avançado” e, depois, “Configurações avançadas”.

Passo 3
Depois desse processo, o Windows vai mostrar uma nova janela com configurações de prioridade entre as redes. Na aba “Adaptadores e Vinculações”, selecione a sua conexão sem fio e troque a posição desta clicando no botão representado por uma flecha que aponta para baixo.
Repita o processo até que a conexão “Ethernet” ou similar esteja no topo da lista.

Depois disso, é só aplicar as configurações clicando em “OK” e pronto. As novas definições devem começar a valer imediatamente. No entanto, pode ser necessário reiniciar o computador para que tudo comece a funcionar corretamente.