Considerações finais
Apesar de o FreeNAS ser uma solução gratuita e montar um NAS com ele a partir de um PC antigo não requerer muito investimento, além dos próprios HDs existe outro fator que deve ser levado em conta na hora calcular a viabilidade do seu uso. Um NAS comercial normalmente é projetado a partir de um sistema embarcado que visa um baixo consumo, diferente de um PC, que pode consumir varias vezes mais energia, dependendo do modelo.
Uma solução para montar um sistema esteticamente discreto e de baixo consumo energético com o FreeNAS é comprar um Kit com placa mãe formato Mini-ITX e processador Atom integrado, existem algumas soluções como as placas ASUS AT5NM10T-I e AT4NM10T-I que já vem equipadas com 4 portas SATA II e uma placa de rede Gigabit ethernet, além de possuírem mais um slot PCI-Express 4x, que permite que seja ligada mais uma controladora RAID e adicionar mais discos ao sistema.
Outro ponto ainda deve ser levado em consideração, diferente de um NAS comercial, o FreeNAS não tem suporte técnico e nem garantia, o que pode ser um problema, principalmente se o PC utilizado for bastante antigo. É bom verificar as reais condições de uso do PC antes de colocar o sistema em utilização plena, para evitar dores de cabeça com um funcionamento instável do PC.
Pontos fortes
- Gratuito
- Instalação fácil e rápida
- Interface web amigável e intuitiva
- Compatibilidade com diversos protocolos de rede
- Suporte a Software RAID
- Suporte a diversos sistemas de arquivos
- Cliente Torrent integrado
- Controle de acesso por usuários e grupos
- Baixo requerimento de hardware
Pontos fracos
- Não permite compartilhamento de impressoras
- Não permite formatar discos em NTFS