FreeNAS – Aproveitando aquele PC antigo para fazer um poderoso NAS


Instalando o FreeNAS

O primeiro passo é obter o FreeNAS através da página do projeto no SourceForge. Existem versões tanto para processadores 32-bits (i386) e 64-bits (amd64), mas, a menos que você pretenda destinar mais do que 4GB de memória RAM para o seu NAS, você pode utilizar a versão 32-bits tranquilamente em qualquer PC, baixe o FreeNAS LiveCD e grave ele em um CD. Configure o PC para iniciar pelo CD-Rom e pronto.
O motivo pelo qual o FreeNAS é tão pequeno, é que ele não tem uma interface gráfica, após a configuração inical é feita sobre uma tela de texto, e após isso tudo é feito via navegador em uma pagina da web.
Assim que o sistema iniciar, aparecerá uma tela com nove opções, que permitem entre outras coisas, testar o sistema diretamente do CD (como qualquer Live CD) e instalar o FreeNAS em um HD ou Pendrive.
Preferencialmente o FreeNAS deve ser instalado em um disco separado dos de armazenamento, pois facilita a manutenção e não inviabiliza a utilização de um RAID para os dados. Desta forma optamos por instalar o FreeNAS em um Pendrive velho, que deve permanecer conectado o tempo todo ao computador.
Para prosseguir com a instalação basta entrar com a opção ‘9’ (Install/Upgrade to hard drive/flash device, etc.), então uma nova tela menu abrirá com seis opções de instalação, vamos comentar as principais:
  • A opção 1 (Install ‘embedded’ OS on HDD/Flash/USB) instala o sistema de forma embarcada, e apesar de ocupar entre 64MB e 128MB de espaço em disco, utiliza todo ele para a instalação. Contém apenas os arquivos necessários para o inicio do sistema, além das configurações do usuário. Durante o boot, todos os arquivos são copiados para a memória RAM e o sistema roda inteiramente dela, minimizando as leituras e escritas no disco. O método é ideal para utilização em pendrives e cartões de memória Flash, é o que seguiremos neste artigo, por ser o mais simples e eficaz.
  • A opção 2 (Install ‘embedded’ OS on HDD/Flash/USB + DATA + SWAP partition) é semelhante a primeira, porém não ocupa todo o disco para instalação do sistema, são criadas mais duas partições, uma para o SWAP e outra que pode ser utilizada para armazenamento de dados do usuário. O disco utilizado para instalação do sistema não pode ser utilizado posteriormente em um RAID para armazenamento de dados.
  • A opção 3 (Install ‘full’ OS on HDD + DATA + SWAP partition) instala o sistema de forma completa no início do HD, a vantagem desta opção é que você pode instalar pacotes (programas) adicionais e personalizar o FreeNAS como bem entender. É uma opção mais avançada, pode ser interessante para casos específicos.
As outras opções são para atualização (Upgrade) de um FreeNAS já instalado. Todas as opções de instalação formatam o HD a ser utilizado, então é bom garantir que o HD ou Pendrive onde o sistema será instalado não tenha dados importantes, pois estes serão inevitavelmente apagados. Caso você irá fazer a instalação em um Pendrive ou cartão de memória Flash é necessário que estes estejam plugados ao computador desde o boot do mesmo para garantir que o FreeNAS reconheça o disco.
Caso o PC escolhido não seja capaz de iniciar o sistema a partir de um dispositivo USB, você utilizar um adaptador de cartões de memória CF (Compact Flash) para IDE que são facilmente encontrados em lojas de informática, e utilizá-lo para iniciar o sistema.
Continuando com a instalação, após escolhida a opção desejada (neste caso a 1), aparecerá uma tela de aviso informando que todas as informações do disco serão apagadas, apenas leia e confirme com um Ok, então uma próxima tela surgirá perguntando qual é a mídia que será usada para instalação, selecione a unidade de CD-Rom do seu computador e prossiga com um Ok. Na próxima tela será pedido qual o destino da instalação, selecione o disco e continue com um Ok, o sistema será instalado em alguns segundos e você já poderá reiniciar o PC voltando ao menu principal e entrando com a opção número 7 (Reboot system).
O sistema já está instalado neste momento, mas antes de irmos para configuração do mesmo, é necessário conferir se as configurações de rede estão corretas. O FreeNAS por padrão ver configurado para o endereço 192.168.1.250, se este endereço estiver dentro da sua rede, não é necessário fazer mais nada. Caso contrário no menu inicial após a inicialização do sistema, entre com a opção número 2 (Set LAN IP Address) e uma tela aparecerá perguntando se você deseja utilizar o DHCP para a rede do FreeNAS, responda Yes e uma nova tela perguntará se você deseja utilizar IPv6, se não souber do que se trata apenas responda No e o processo será finalizado. O novo endereço de rede aparecerá na tela inicial, logo acima do menu.



Instalação do FreeNAS no HD




Related Posts
Previous
« Prev Post