FreeNAS – Aproveitando aquele PC antigo para fazer um poderoso NAS


Configurando o FreeNAS

Com o FreeNAS instalado e a rede configurada já é possível ter acesso a sua interface web, onde será feita toda a configuração. Então já pode abandonar o PC onde foi feita a instalação e se desejar remover teclado, mouse e monitor deste PC, fique a vontade, eles não serão mais úteis a partir de agora.
A partir de qualquer PC da rede, abra um navegador e entre no endereço que foi atribuído ao seu servidor FreeNAS (exemplo,http://192.168.1.250), no primeiro acesso entre com o usuário padrão admin e senha freenas. É recomendado trocar esta senha no menu System > General > Password, para evitar problemas com pessoas desautorizadas alterando configurações no seu FreeNAS.

Adicionando discos ao FreeNAS

O primeiro passo a fazer é adicionar os discos e configurá-los, para isto vá em Disks > Management, nenhum disco deverá aparecer, então clique no botão Rescan disks, o sistema irá buscar por discos conectados a máquina. Em seguida clique no botão na forma de um “+” que aparece a direita da página, e uma nova página carregará. No campo Disk selecione o disco que você deseja adicionar, marque a checkbox que ativa o S.M.A.R.T., e se o disco já estiver formado escolha o sistema de arquivos dele em Preformatted file system, caso contrário deixe como está.
Apesar de o FreeNAS suportar diversos sistemas de arquivos é recomendável utilizar o UFS, nativo do FreeBSD, para garantir maior desempenho, como os outros são carregados via drivers, poderá haver um uso excessivo de CPU para leitura/escrita de arquivos.
Em caso de discos não formatados, ou caso deseje reformatar os discos, o é preciso ir até Disks > Format, selecione o disco a formatar em Disk e o sistema de arquivos em File system e clicar no botão Format disk. Nota, apesar de o FreeNAS ser capaz de trabalhar com diversos formatos de sistemas de arquivos como NTFS, ele não é capaz de formatar discos neste formato, apenas em UFS, FAT32, ext2, ZFS e Software RAID. Caso deseje fazer um RAID por software – explicaremos mais adiante – a opção Software RAID deverá ser obrigatoriamente a escolhida.
O próximo passo é definir o ponto de montagem dos discos, para isto basta ir até Disks > Mount Point, clicar no “+” a direita da página, selecione o disco, o tipo de partição (GPT, caso tenha formatado os discos em UFS pelo FreeNAS), o sistema de arquivos e defina um nome para o ponto de montagem (exemplo: Dados, Backup), e então clique em Add no final da página. O FreeNAS voltará para a página anterior e um aparecerá uma mensagem avisando que foram feitas alterações as configurações, para aplicar as novas mudanças clique em Apply Changes. Você poderá notar que o Status do novo ponto de montagem ficará em Initializing até estar completamente pronto, se tudo estiver correto, após alguns segundos ele passará para OK.

Configurando um Software RAID

As vantagens do uso de Software RAID são muitas, pra começar, você não precisa de uma controladora RAID para fazer ele e pode combinar até mais de uma controladora para isto, os discos não precisam ser idênticos para serem utilizados em um Software RAID – apesar de isso não ser recomendado, pois se os discos forem de capacidades diferentes, serão nivelados pelo de menor capacidade, subutilizando os outros –, em caso de falha de hardware, é possível inicializar o FreeNAS a partir de qualquer outro PC e manter a estrutura do Software RAID sem complicações.
Mas é claro que o Software RAID não é superior a uma solução de RAID por hardware em tudo, quando o que está em peso é o desempenho um RAID por hardware – aqui entenda as soluções de RAID com controladoras dedicadas que custam algumas centenas de dólares – é muito mais rápido e ágil que um Software RAID. Mas como aqui estaremos limitados a vazão da controladora de rede Gigabit Ethernet, não faz tanta assim.
O principal motivo para utilização de um RAID em um NAS é a redundância de dados, permitindo, em caso de falha de um dos discos, a recuperação dos dados deste de forma tranquila. Por este motivo aconselhamos a utilização dos RAIDs modo 1 ou 5. Se quiser saber mais informações sobre RAID, veja o artigo da Wikipédia aqui.
Como temos 3 discos a nossa disposição, iremos fazer um arranjo em RAID 5. O RAID 5 utiliza todos os discos para gravar e ler os dados, e ainda guarda uma soma de paridade em um dos discos, conseguindo assim manter a redundância dos dados em caso de falha de até um disco e ter um ganho de desempenho em leitura e escrita. O tamanho final de um arranja em RAID 5 é a soma da capacidade de todos os discos, menos a de um deles. No nosso caso aqui, como são 3 discos de 1TB cada, teremos um arranjo final de 2TB para dados.
Para iniciar a criação do Software RAID é necessário formatar todos os discos para Software RAID, como já comentamos acima, o segundo passo é ir a Disks > Software RAID e escolher o tipo de RAID desejado, em nosso caso RAID 5, e clicar no botão “+” a direita da página.
Uma nova página será carregada, nela você deve dar um nome ao RAID e escolher os discos que farão parte dele, marque a checkboxCreate and initialize RAID e então clique em Add. Por final você voltará a tela inicial do RAID com uma mensagem semelhante ao de adicionar um ponto de montagem, basta clicar em Apply Changes que o FreeNAS começará a construir o RAID – o Status ficará em BUILDING até terminar o processo, que pode demorar até algumas horas dependendo da quantidade de discos e do tamanho total do arranjo –, quando tudo estiver pronto o Status passará para COMPLETE. Você pode acompanhar o andamento da construção na abaInformation.
Após o RAID criado o FreeNAS tratará ele como se fosse um disco do sistema com o nome escolhido por você na hora da criação, basta então formatá-lo e criar um ponto de montagem para ele como se fosse um disco normal.


Configuração do FreeNAS




Configurando os serviços

Por motivos de segurança nenhum serviço do FreeNAS vem habilitado por padrão, isso evita que por algum motivo dados indesejados estejam disponíveis na rede sem prévia autorização do administrador do FreeNAS, também evita que algumas portas fiquem abertas deixando o FreeNAS vulnerável a uma invasão. Por isso, sempre que desejar utilizar algum serviço será necessário habilitá-lo e eventualmente configurá-lo também. Para habilitar um serviço basta ir em Services, selecionar o serviço desejado e marcar a checkboxEnabled que fica na esquerda da página.
Vamos falar um pouco dos principais serviços para uso doméstico e em escritório ou empresas de pequeno porte:
CIFS/SMB
CIFS/SMB é o protocolo padrão para compartilhamento de arquivos em redes Windows, também compatível com Linux e Mac OS. Na guia Settings os principais parâmetros que devem ser configurados são Authentication – que é o tipo de autenticação necessária para acessar os compartilhamentos, recomentados deixar em Local User para que somente os usuários cadastrados no FreeNAS tenham acesso aos arquivos –,  NetBIOS name – que é o nome pelo qual o FreeNAS será identificado pelos computadores da rede – eWorkgroup – que é o grupo de trabalho da sua rede, se não sabe do que se trata, deixe preenchido com WORKGROUP que deve ser o padrão da sua rede.
Os compartilhamentos são definidos na guia Shares, para adicionar um novo compartilhamento basta clicar no “+” a esquerda da página, preencha os campos Name e Comment com um nome e comentário para o compartilhamento (Exemplo, Name: Fotos, Comment: Fotos compartilhadas). No campo Path clique no botão “” e uma janela se abrirá perguntando o caminho para a pasta destino do compartilhamento. Caso queira compartilhar o disco inteiro apenas selecione a pasta com o nome dado ao disco. Marque as checkboxs Read only e Recycle bin se quiser dar permissão somente para leitura nos arquivos (nenhum arquivo poderá ser criado ou modificado) e se quiser habilitar uma lixeira para o compartilhamento, respectivamente.
UPnP
UPnP é o protocolo usado para compartilhamento de mídia pelo FreeNAS, muito útil em caso de possuir uma TV com suporte a transmissão via DLNA, ou então um player de mídia compatível, como o Xbox 360 ou Playstation 3. Para configurá-lo basta definir um nome para o servidor, selecionar um diretório para criação da base de dados dos arquivos em Database directory, adicionar os diretórios que contem os arquivos de mídia no campo Content e selecionar o tipo de aplicação em Profile.
iTunes/DAAP
iTunes/DAAP é um protocolo para compartilhamento de áudio desenvolvido pela Apple para compartilhamento da biblioteca de músicas do iTunes dentro de uma rede doméstica, hoje em dia vários players são compatíveis com ele, a configuração dele é semelhante ao do UPnP.
BitTorrent
BitTorrent, o FreeNAS trás consigo um cliente para downloads da rede BitTorrent, o Transmission, a configuração do serviço de BitTorrent é muito simples, basta selecionar o diretório destino para os downloads no campo Download directory que o serviço já está configurado. Você pode ainda colocar uma senha para o acesso a página de gerenciamento do cliente marcando a checkbox Require authentication em Authentication e preencher os campos Username Password.
Outros serviços
O FreeNAS ainda é capaz de prover outros serviços como servidor HTTP, FTP, SSH e NFS, cliente e servidor Rsync, também é capaz de gerenciar dispositivos iSCSI, entre outros.

Adicionando usuários

Após todos os serviços configurados é preciso cadastrar os usuários que terão acesso ao FreeNAS e aos serviços providos por ele, para isto é preciso ir em Access > Users and Groups e na guia Users clicar no “+” a esquerda da página. Basta preencher os camposName – nome de usuário do usuário –, Full Name – nome real do usuário – e Password – senha de acesso do usuário. Se quiser permitir que o usuário tenha acesso à página de configuração do FreeNAS basta marcar a checkbox em User portal.
Dica, prefira utilizar os mesmos nomes de usuário e senha utilizados para login no Windows, assim não é necessário ficar digitando seu nome de usuário e senha toda vez que deseja acessar um diretório compartilhado na rede.


Related Posts
Previous
« Prev Post